Submeter-se a um exame de colesterol não dói, mas sempre foi considerado chatinho pela necessidade de passar 12 horas de jejum. Pois a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas divulgaram um comunicado em conjunto no qual informam que, a partir de agora, isso não é mais obrigatório.
“Cada colega pode individualizar e orientar seu paciente quanto ao tempo que deverá permanecer em jejum antes da coleta de sangue”, reforçou a coordenadora de Ações Sociais para a Aterosclerose da SBC, Tania Martinez. Segundo a especialista, a ideia é que o teste seja realizado de acordo com as condições pessoais de dieta, estilo de vida e uso de medicações. Dessa maneira, refletirá de maneira mais fidedigna o estado metabólico do paciente no dia a dia.
OUTROS EXAMES
Glicemia
Para usá-la como critério para flagrar o diabete, o tempo de jejum é de 8 horas. Já o teste da hemoglobina glicada, também utilizado com essa finalidade, não requer jejum.
Triglicérides
Os experts informam que, em casos de altíssimas concentrações de triglicérides, pode ser necessário, sim, adotar o jejum. “A interpretação do resultado do perfil lipídico do paciente deve ser feita com critério pelo médico solicitante, avaliando o estado metabólico, a indicação do teste e a estratificação de risco”, informou Tania Martinez.
Para os demais exames laboratoriais, as recomendações seguem o procedimento adotado por cada laboratório.
Fonte:mdemulher.abril.com.b