Cultura

Inscrições abertas para os cursos livres do Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP
18 2 2022 minifaop

Estão abertas as matrículas para os cursos livres do Núcleo de Arte e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP. Pelo terceiro semestre seguido serão ofertados cursos online e totalmente gratuitos na instituição. Apenas o curso bordado será presencial. 

As matrículas podem ser feitas até às 8h do dia 22/02 (terça-feira), por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais da FAOP. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Serão oferecidas 290 vagas, distribuídas em 11 cursos online, além de 10 vagas para um curso presencial, o tradicional “Bordado: criação e arte”, que acontecerá na Casa do Rosário, uma das sedes da fundação em Ouro Preto.

Já os cursos na modalidade online são: Mosaico de Vidro sobre Objetos (Módulos I e II); Técnicas Alternativas em Gravura (Módulo II e Ateliê Avançado); Estamparia Experimental; Encadernação Artesanal; Xilogravura; Linguagens Artísticas Contemporâneas; História da Arte no Ocidente (Módulo I: da Pré-História ao Romantismo); Panorama da Arte no Brasil ( Módulo I: dos Povos Originários ao Século XIX), Violão (Módulos I, II, III e IV), e Violão para Jovens. Todos eles serão oferecidos através de plataformas virtuais como o Whatsapp e o Google Meet. 

Os cursos são destinados para diferentes públicos: desde crianças e adolescentes a partir de 11 anos, a jovens e adultos com interesse no conhecimento e formação em linguagens artísticas diversas.

As aulas serão ministradas entre 07 de março a 08 de julho, e cada pessoa poderá se matricular em apenas um curso dentre os disponíveis. Além da classificação por ordem de inscrição, serão priorizadas as  pessoas que concluíram cursos anteriores com aproveitamento e frequência suficientes ou que estão se inscrevendo pela primeira vez.  As matrículas serão efetivadas mediante e-mail de confirmação. 

Sobre os cursos:  

Bordado: Criação e Arte
O curso propõe, a partir do entendimento do bordado como linguagem artística, capacitar o aluno na criação e elaboração de peças com qualidade técnica, desenvolvidas com criatividade, personalidade e identidade, com vistas à exposição artística ou à comercialização

Professor responsável: Ana Célia Teixeira
Público-alvo: a partir de 18 anos
Dia(s) da semana / horário: segunda-feira, das 14h às 17h30
Carga horária total: 63h (3h30/dia, 1 dia/semana)
Número de vagas: 10

Encadernação Artesanal
O curso visa proporcionar contato com os princípios básicos da encadernação artesanal e artística, em papel, transformando e ampliando a criatividade e o universo artístico dos participantes. O conteúdo envolve encadernação brochura e encadernação com costura japonesa; princípios para a criação de costuras e o desenvolvimento de projetos individuais.
Professor responsável: Ednara Moraes
Público-alvo: a partir de 18 anos
Dia(s) da semana / horário: quinta-feira, das 13h às 16h
Carga horária total: 48 horas
Número de vagas: 20

Estamparia Experimental
Este curso propõe uma introdução ao aprendizado da estamparia artesanal e artística, abordando o desenvolvimento de processos criativos a partir de técnicas alternativas da linguagem da gravura e do (re)aproveitamento de materiais, com o propósito de proporcionar ao participante a experimentação e exploração da estamparia como meio de expressão plástica e ofício passível de geração de renda.

Professora responsável: Ana Fátima Carvalho
Público-alvo: a partir de 18 anos
Período: 02/03 a 29/06
Dia(s) da semana / horário: terças-feiras, de 14h às 17h
Carga horária total: 54 horas 
Número de vagas: 15

História Da Arte No Ocidente – Módulo I: Da Pré-História Ao Romantismo
Ementa: Este curso online síncrono visa apresentar aos participantes as características formais e conceituais básicas da produção das artes visuais no Ocidente, abrangendo as primeiras manifestações artísticas até o Romantismo no séc. XIX, utilizando-se, para tanto, das metodologias históricas, sociais e estéticas. Os objetivos são proporcionar ao aluno a compreensão das características formais e conceituais dos mais relevantes estilos e movimentos artísticos ocidentais; a compreensão dos passos percorridos pela arte ao longo dos diferentes momentos históricos; a percepção dos aspectos fundamentais de cada estilo.

Professor responsável: Antônio de Araújo
Público-alvo: a partir de 18 anos
Dia(s) da semana / horário: às segundas e quintas, de 18h às 21h
Carga horária total: 54 horas (3h/dia, 2 dias/semana) – ATENÇÃO: alunos têm que ter disponibilidade para assistir aos 2 dias de aula/semana.
Número de vagas: 20 

Linguagens Artísticas Contemporâneas
Ementa: Este curso online síncrono visa apresentar aos participantes encaminhamentos teóricos e práticos para uma melhor assimilação dos cenários e das produções artísticas entre as décadas de 1960 e 2010, realizando paralelos entre as produções artísticas desses períodos e seus contextos culturais, sociais e políticos, ou seja, considerando o contexto histórico e as mudanças que acompanharam a sociedade e que junto aos artistas instigaram a produção de formas diferentes de pensamento e produção artística. 

Professor responsável: Ricardo Macêdo
Público-alvo: a partir de 18 anos
Dia(s) da semana / horário: terças-feiras, de 14h às 17h
Carga horária total: 54 horas
Número de vagas: 40 

Mosaico de Vidros Sobre Objetos- Módulo I
Este curso tem como finalidade desenvolver habilidades no âmbito do processo artístico-artesanal de produção de objetos pintados e com acabamento em mosaico, exercitando a criatividade do participante e podendo se tornar um ofício gerador de renda. Será trabalhado, além do processo de criação, o lado empreendedor do participante, para que ele domine não apenas a etapa de produção, mas também a comercialização, os métodos de embalagens, as compras de materiais, etc.

Professora responsável: Andreia Miranda
Público-alvo: a partir de 16 anos
Dia(s) da semana / horário: terças-feiras, de 14h às 17h
Carga horária total: 54 horas
Número de vagas: 15

Mosaico De Vidro Sobre Objetos – Módulo II
Este curso tem como finalidade desenvolver habilidades no âmbito do processo artístico-artesanal de produção de objetos pintados e com acabamento em mosaico, exercitando a criatividade do participante e podendo se tornar um ofício gerador de renda. Neste módulo, a partir do conhecimento prévio dos procedimentos básicos, o processo de criação deverá envolver um trabalho de pesquisa com tema de livre escolha de cada participante, com foco no desenvolvimento de trabalhos autorais.

Pré-requisito: Mosaico De Vidros Sobre Objetos- Módulo I
Professora responsável: Andreia Miranda
Público-alvo: a partir de 16 anos
Dia(s) da semana / horário: quintas-feiras, de 14h às 17h
Carga horária total: 51 horas
Número de vagas: 15

Panorama Da Arte No Brasil – Módulo I: Dos povos originários ao século XIX
Este curso propõe o estabelecimento de um espaço de pesquisa e reflexão sobre as características definidoras dos períodos da produção artística no Brasil, suas relações e intercâmbios com as manifestações internacionais, por meio de abordagens pós-colonianistas, para além de uma história da arte identificada com a história dos conquistadores europeus. Inclui a produção artística de raiz não-europeia, tendo como premissas básicas a história social do Brasil e do mundo, enfocando, neste módulo, desde as primeiras produções dos povos originários até o século XIX.

Professor responsável: César Teixeira
Público-alvo: jovens a partir de 16 anos e adultos (estudantes e profissionais da área de artes visuais, artistas, professores, arquitetos, historiadores, museólogos, interessados em geral no estudo da História da Arte no Brasil, seus movimentos e aspectos formais).
Dia(s) da semana / horário: terças-feiras, de 9h às 12h
Carga horária total:  45 horas
Número de vagas: 25

Curso: Técnicas Alternativas em Gravura II e Ateliê Avançado(Turma Mista)
Ementa: Pesquisa e expansão dos conhecimentos da linguagem da gravura abordando: conceitos, contextos históricos, artistas e poéticas, a gravura no Brasil e na contemporaneidade. Pesquisa e prática da gravura a partir de técnicas alternativas de cavado e aditivas (collagraph), explorando o uso de recursos caseiros. Aprofundamento da pesquisa pessoal na criação artística e em projetos artísticos a partir da gravura.
Pré-requisito:  Para cursar o Módulo II: Técnicas Alternativas em Gravura I ou Gravura em Metal Módulo I ou Gravura em Metal Módulo II. Para Cursar o Ateliê Avançado: Técnicas Alternativas em Gravura I e II Ou Gravura em Metal I e II.
Professora responsável: Gabriela Rangel
Público-alvo:  a partir de 18 anos
Dia(s) da semana / horário: sextas-feiras, de 14h às 18h
Carga horária total: 56 horas
Número de vagas: 15

Violão – Módulo I
O curso de Violão – Módulo I ressalta a iniciação ao violão e visa abordar a técnica do instrumento, acordes, percepção musical (teoria musical), leitura de tablatura, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira.

Professor responsável: Marquinho Aniceto
Público-alvo: a partir de 14 anos, jovens e adultos
Dia(s) da semana / horário:  Turma 1: segunda-feira, de 13h30 às 14h30; Turma 2: segunda-feira, de 17h às 18h.
Carga horária total:  16h
Número de vagas: 20 vagas

Violão – Módulo II
O curso de Violão – Módulo II visa abordar a técnica do instrumento, tríades, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, arpejos, leitura de tablatura, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira.

Pré-requisito: Violão – Módulo I ou conhecimentos equivalentes
Professor responsável: Marquinho Aniceto
Público-alvo: alunos com conhecimento básico e prática inicial em violão, a partir de 14 anos.
Dia(s) da semana / horário: segunda-feira, de 14h40 às 15h40
Carga horária total: 18h
Número de vagas: 20 vagas

Violão – Módulo III (turma mista com o Módulo IV)
O curso de Violão – Módulo III visa abordar a técnica do instrumento, tríades, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, arpejos, inversões de acordes, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira.

Pré-requisito: Violão – Módulo II ou conhecimentos equivalentes
Professor responsável: Marquinho Aniceto
Público-alvo: alunos com conhecimento e prática nível intermediário em violão, a partir de 14 anos.
Dia(s) da semana / horário: segunda-feira, de 15h50 às 16h50
Carga horária total: 16h 
Número de vagas: 20 vagas

Curso: Violão – Módulo IV
O curso de Violão – Módulo IV visa abordar a técnica do instrumento, tríades, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, arpejos, inversões de acordes, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira. O curso também oportuniza uma revisão aos módulos I, II e III, buscando aprimorar a técnica de improvisação e a criatividade musical.

Pré-requisito: Violão – Módulo III ou conhecimentos equivalentes
Professor responsável: Marquinho Aniceto
Público-alvo: alunos com conhecimento e prática nível avançado em violão, a partir de 14 anos.
Dia(s) da semana / horário: segunda-feira, de 15h50 às 16h50
Carga horária total: 16h
Número de vagas: 20 vagas

Curso: Violão Para Jovens (11 A 13 Anos)
O curso de Violão para Jovens (novatos ou não) ressalta a iniciação ao violão e visa abordar a técnica do instrumento, acordes, harmonia, percepção musical (teoria musical), escalas, leitura de tablatura, improvisação, repertório nos diversos estilos musicais, do erudito ao popular, com enfoque na música brasileira.

Professor responsável: Marquinho Aniceto
Público-alvo: jovens de 11 a 13 anos
Período: 02/03 a 29/06
Dia(s) da semana / horário: segunda-feira, de 18h10 às 19h.
Carga horária total: 15h
Número de vagas: 20 vagas

Xilogravura
Este curso propõe o desenvolvimento de processos criativos a partir da experimentação e pesquisa das técnicas de xilogravura como meio de expressão plástica, abordando, também, técnicas de gravação em materiais alternativos, com o propósito de construção de uma linguagem artística individual.

Professora responsável: Ana Fátima Carvalho
Público-alvo: a partir de 18 anos
Dia(s) da semana / horário: quintas-feiras, de 14h às 17h
Carga horária total: 54 horas
Número de vagas: 20

Serviço:
Cursos online e gratuitos do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP
Público: crianças a partir de 11 anos – violão / jovens a partir de 16 anos e adultos – os demais cursos
Período de matrículas para o público geral: 14 (8h) a 22 (8h) de fevereiro de 2022
Período das aulas: entre 07 de março a 08 de julho de 2022
Total de vagas: 300 vagas distribuídas em 15 cursos
Informações sobre os cursos: (31) 3551-5052 / nucleodearte@faop.mg.gov.br

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/