Hospital Regional João Penido recebe título de Amigo da Criança

Iniciativa do Ministério da Saúde credenciou maternidade pelo sucesso no estímulo ao aleitamento materno

Iniciativa do Ministério da Saúde credenciou maternidade pelo sucesso no estímulo ao aleitamento materno

A maternidade do Hospital Regional João Penido (HRJP), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), recebeu o reconhecimento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), pelo Ministério da Saúde, por cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Fernanda Moreira Pinto

A solenidade de entrega da placa foi realizada no dia 6/12, na própria unidade, em Juiz de Fora. Em Minas Gerais há, atualmente, 22 hospitais com a certificação. Desse total, três são unidades da Fhemig. Além da maternidade do HRJP, a Maternidade Odete Valadares (MOV) recebeu o reconhecimento em 1999, e a maternidade do Hospital Júlia Kubitschek (HJK) em 2013.  

A presidente da Fhemig, Renata Ferreira Leles Dias, esteve presente na solenidade e destacou que o trabalho das maternidades da Fundação é valioso para a assistência à saúde. “O esforço para conseguir atingir os dez passos exigidos para a habilitação é muito grande e vocês realmente merecem esse reconhecimento. É muito gratificante para a Fhemig receber pela terceira vez o título. Muitas causas de morte maternas e neonatais são evitáveis e amamentar na primeira hora de vida, conhecida como hora de ouro, faz toda a diferença. Estamos em um ótimo caminho, salvando muitas vidas. Parabéns a todos! O SUS agradece”, disse a presidente. 

O diretor do HRJP, Daniel Ortiz Miotto, afirmou que o reconhecimento é a coroação de um longo trabalho que tem sido feito. “Pelos comentários que chegam à ouvidoria, percebemos que a maternidade é muito elogiada e conceituada. Recebo diversos telefonemas de pessoas que querem conhecer nossa estrutura e ter seus filhos aqui. Isso acontece porque o atendimento é brilhante. Uma equipe competente, com os melhores profissionais da região, e 100% SUS”, sublinhou o gestor. 

A gerente assistencial da unidade, Fernanda Rezende Garcia, também ressaltou o empenho de todos os profissionais. ”Celebramos, com muita alegria, o trabalho de uma equipe tão unida em prol das usuárias. Hoje estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado há mais tempo e que consolida a maternidade do HRJP como apoiadora do aleitamento materno. Sabemos da qualidade do serviço e quem tem a ganhar são as nossas pacientes e as crianças que aqui nascem”, concluiu.  

A coordenadora da maternidade do HRJP, Ana Carolina Matos Medeiros, reforçou o reconhecimento ao trabalho da equipe. “Agradeço pelo comprometimento com as nossas pacientes e seus bebês, pois sabemos da importância da amamentação para mães e crianças. A busca por esse título começou em 2009 e, além da equipe atual, outras pessoas que passaram pela maternidade têm papel importante nessa conquista”, pontuou. 

O secretário adjunto de Saúde de Juiz de Fora, Leonardo Azevedo, parabenizou o HRJP pela conquista. “O HRJP é referência na cidade. As mulheres de Juiz de Fora e da região procuram o atendimento da maternidade. Título mais do que legítimo. A unidade é uma grande parceira do município, sobretudo no atendimento materno-infantil”, afirmou. 

A IHAC tem por objetivo promover, proteger e apoiar a amamentação. Para receber o título, a unidade passa por vários treinamentos, seminários e oficinas para a mudança de condutas e rotinas responsáveis por índices de desmame precoce. Em seguida, acontecem as avaliações que checam o cumprimento das conformidades exigidas, por meio de entrevistas com puérperas, gestantes e trabalhadores. 

Serviço  

A maternidade do Hospital Regional João Penido foi inaugurada em 2008, trazendo para Juiz de Fora a ideia de um trabalho multidisciplinar, com a inserção do enfermeiro obstetra no momento do parto. Funciona como porta aberta, 24h por dia, e oferece ao município o atendimento de pré-natal, posto de coleta vinculado ao Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Casa da Gestante, ambulatório pós-parto, entre outros serviços. A equipe conta com profissionais de psicologia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem e pediatria. A maternidade é habilitada para atendimento de alto risco. No ano passado, atingiu a média de 110 partos por mês. 

De acordo com a Unicef e a OMS, os dez passos para o sucesso do aleitamento materno são: 

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço. 

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.  

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação. 

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.  

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos. 

6 – Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.  

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.  

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.  

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.  

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar. 

Fonte: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/hospital-regional-joao-penido-recebe-titulo-de-amigo-da-crianca

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados