Cultura

Folia nas ruas e samba no pé: Carnaval de Itabirito garante diversão, segurança e atração para todos os gostos

Prefeitura de Itabirito dá visibilidade aos blocos de rua, aposta em diversificação de horários e investe em atrações inovadoras, como grandes blocos da região.

 

O Itabirito Folia 2018, um dos mais representativos Carnavais do interior de Minas Gerais, já está de portas abertas para receber foliões e turistas entre os dias 7 e 13 de fevereiro. Com seis circuitos exclusivamente dedicados em garantir inclusão e diversão para todos os tipos de públicos, a edição se destaca como uma ótima opção cultural e turística.

Com uma expectativa de 40 mil foliões por dia, a Prefeitura de Itabirito investe em excelente estrutura e segurança para melhor atender moradores e visitantes nos sete dias de festa. Além disso, uma programação de tirar o fôlego, aliada às belíssimas decorações, enlaçam todo o cuidado municipal com um dos principais eventos do calendário da cidade.

Programação de tirar o fôlego em seis circuitos

Uma programação intensa e diversificada promete conquistar a todos durante a edição 2018 do Itabirito Folia. Shows, desfiles de blocos locais e atrações de Ouro Preto e Belo Horizonte irão esquentar as tardes e noites do carnaval itabiritense. Para agradar o público e garantir atrações diferenciadas, o Itabirito Folia conta com seis circuitos espalhados pelos principais pontos da cidade e distritos.

Circuito Central

Bandalheira_Sanderson PereiraO Circuito Central garante diversão para quem não abre mão do carnaval de rua. Conta com uma estrutura que engloba três palcos (Folia, Cores Vivas e Alimentação) no centro da cidade, com uma programação de shows ampla e variada. Com atrações de tirar o fôlego, a Prefeitura de Itabirito investiu em blocos consagrados de Belo Horizonte para reinventar o carnaval diurno da cidade, como o Chama o Síndico, Toca

Raul, Volta Belchior e Havaianas Usadas. Outro ponto que merece destaque é a valorização municipal dos blocos locais, que irão desfilar pelo centro da cidade trazendo ainda mais alegria e identificação ao público, como o Bloco Urucum, Ala Show do Império da Saudade, Minabloco, Unidos da Boa Viagem, Axé Igbá, Ivete Não Veio, Gaiola das Loucas, dentre outros. Shows locais como Cachaça com Arnica, Pirulito da Vila, Batabaque, SakaSamba e Tindolelê, e muitos outros farão a diversão do folião no centro da cidade. Outra atração de destaque é o Tradicional Desfile da Bandalheira, que traz às tardes de domingo e terça-feira toda sua irreverência e alegria.

Circuito Histórico

O Centro Histórico da Cidade abraçará todos aqueles que são apaixonados pela tradição carnavalesca. Envoltas por ruas e casarios que contam a história da cidade, as atrações amadas pela população, como o Cortejo do Zé Pereira e o Instituto de Seresta Descendo a Ladeira abrirão alas para o Bloco Candonguêro, de Ouro Preto.

Circuito Rural

Novidades são aguardadas neste ano para o Circuito Rural. A fim de descentralizar o carnaval urbano, a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo intensificou a programação nos distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí. Atrações como o Minabloco, Bloco “As Virgens do Beco” (de São Gonçalo do Bação) e a cantora Letícia Garcia irão fazer parte da festa nos distritos, além de vários outros shows e som mecânico. A medida visa valorizar as atrações rurais, bem como as belezas naturais guardadas a sete chaves entre as montanhas de Itabirito.

Circuito dos Trios

Circuito dos Trios_Sanderson PereiraRealizado na Praça dos Inconfidentes pela Associação de Blocos Carnavalescos da Cidade de Itabirito (ABCI), em parceria com a Prefeitura, o evento reúne estrutura diferenciada para agradar foliões animados, dispostos a curtir com segurança durante

toda a madrugada. O espaço irá contar com uma estrutura de primeira: pista para os trios, camarotes exclusivos para todos os blocos, banheiros e barracas de comidas e bebidas. Atrações como Alexandre Peixe, Tainá Felipe, Rick e Ricardo, Baianeiros e Grupo SakaSamba irão ferver o local. A programação completa e os valores podem ser acessados no Facebook da Associação de Blocos Carnavalescos da Cidade de Itabirito ou no evento oficial do Itabirito Folia 2018.

Circuito Cervejeiro – Feira Experimente

O Itabirito Folia é um espaço ideal para quem curte outros estilos musicais. Entre os dias 10 a 13 de fevereiro acontece a melhor feira de gastronomia e cervejas artesanais do estado. A Feira Experimente é realizada mensalmente no Jardim Canadá em Nova Lima e no período de carnaval Itabirito recebe esse grande evento. A charmosa Praça da Estação é palco do Circuito Cervejeiro, que é o espaço exclusivo para os amantes do Rock’n Roll, cervejas artesanais e da gastronomia. Neste ano, serão nove cervejarias e seis restaurantes participantes, além de quatro shows e DJs todos os dias.

Espaço Kids

Espaço Kids_Sanderson PereiraDedicado ao público infantil, a Praça da Estação oferecerá atrações especiais em horários de matinês como a Cia. Oskindô, de Mariana, e o MPBaixinhos, da capital mineira. Academia Libre Cantare e a Associação Cultural Canarinhos de Itabirito também compõem a programação exclusiva para os pequenos. Outras atividades, como oficinas de mascaras e pintura facial, além do espaço literário e brincadeiras, irão garantir a diversão das crianças. Além disso, mamães e papais poderão contar com fraldário todos os dias. O Espaço funciona entre os dias 10 a 13 de fevereiro das 14h às 20h.

Novidades

Caravana Bem Bolado da Alegria – Folia nos bairros

A novidade deste ano é o palco itinerante, adaptado em um caminhão temático, que irá circular por quatro bairros da cidade ao som da Banda Bem Bolado e ao lado dos bloquinhos de carnaval. Os bairros Santo Antônio, Santa Rita, São José e Padre Adelmo poderão aproveitar a proposta mambembe das 11h às 13h.

Carreta da Alegria – Diversão sobre quatro rodas

Nos dias 10 e 12, a Carreta da Alegria irá fazer a festa dos pequenos foliões. Para participar, os responsáveis devem retirar o passaporte no Espaço Kids e acompanhar as crianças durante o passeio. A Carreta da Alegria sairá da Praça da Estação e irá percorrer as ruas João Pessoa, Eurico Rodrigues e o Jardim São Cristóvão e retornar pelo circuito Central.

Segurança nota dez

A segurança foi uma das marcas do Itabirito Folia 2017. De acordo com a Polícia Militar, não foi registrada nenhuma ocorrência diretamente ligada ao Carnaval no ano passado. Neste ano, a Prefeitura de Itabirito pretende repetir o feito e contará com o apoio de Policiais Militares, efetivos completos dos Bombeiros e Guarda Civil Municipal, além de seguranças especializados.

Acesse a programação completa e mais detalhes sobre o Itabirito Folia 2018 pelo Facebook da Prefeitura de Itabirito ou pelo site: itabirito.mg.gov.br