FLITI: PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA PARA TODAS AS IDADES EM TIRADENTES

Com o tema "Mulheres de Prosas e Versos", 5ª edição da Feira traz autores premiados do cenário nacional e internacional e do mercado infantil

Com o tema “Mulheres de Prosas e Versos”, 5ª edição da Feira  traz autores premiados do cenário nacional e internacional e do mercado infantil  

Ônibus Biblioteca – Crédito Morandi fotocinegrafia

A Feira Literária Internacional de Tiradentes (FLITI) que acontece nos próximos dias 9 a 13 de abril, tem como uma das suas principais missões, o fomento à leitura, principalmente entre jovens e crianças. Essa formação de público é fundamental, levando em consideração os baixos índices de leitores no país. 

De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler. Segundo outro estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, com mais de 13 mil brasileiros, 24% dos pequenos não têm livro infantil ou de figuras em casa. Além disso, um levantamento realizado pelo Projeto Pipas, Primeira Infância para Adultos Saudáveis, concluiu que 33% das crianças menores de 5 anos passam mais de 2 horas por dia em frente a telas de TV, tablet ou smartphone. 

Neste cenário desafiador, a FLITI cumpre um importante papel, com o intuito de democratizar o acesso à leitura e à cultura. Cerca de 11.500 alunos de escolas públicas da Região das Vertentes terão a oportunidade de participar da programação. Além disso, a feira distribuirá 1.430 vouchers no valor de R$35 para que alunos e professores possam adquirir seus próprios livros e mergulhar no universo da literatura.

Atividades para toda a família

Com mesas de debates, lançamentos, oficinas criativas e, claro, muita literatura, o evento contará também, com a presença de autores e ilustradores infantis consagrados como os vencedores do prêmio Jabuti Daniel Kondo e Roger Mello, a imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, o escritor e responsável por reunir publicar materiais inéditos de Ziraldo, Guto Lins, a argentina Isol Misenta, a uruguaia Alejandra González, o angolano Ondjaki, o professor, autor e ativista indígena Daniel Munduruku e muito mais.

Um dos curadores da feira, junto com Roger Mello, Isa Pessoa e Guto Lins, o autor e ilustrador Daniel Kondo, marcará presença, trazendo seu premiado livro Desembarcados. A obra está, inclusive, entre os 100 livros excepcionais selecionados no Prêmio BolognaRagazzi, da BRAW Amazing Bookshelf, uma exposição especial organizada pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair). 

Outro destaque da programação é o lançamento do livro Gertrudes Trudes Tutudes, de Luciana Savaget, que será acompanhado de uma animada contação de histórias com as artistas Verônica Marcílio e Meirele Soares. Guto Lins também vai apresentar e autografar o inédito Mergulhos e Muito, Muito, Muito Mais, uma obra recheada de ilustrações divertidas e criativas que vão encantar os pequenos.

Oficinas de escrita e ilustração, apresentações de teatro de bonecos, performances interativas de desenhos coletivos e encontros com escritores e ilustradores são apenas algumas das atividades que vão emocionar e despertar a imaginação dos pequenos. Além disso, um ônibus-biblioteca vai circular pelas escolas da região, oferecendo 2.000 livros para empréstimos gratuitos e levando a magia da leitura diretamente para as crianças.

Cristina Figueiredo, diretora da FLITI, compartilha: “Há seis anos, nossa missão era dar vida a um evento que oferecesse oportunidades e acesso à leitura para quem mais precisa. Ver esse sonho se concretizar e saber que tantas crianças terão a chance de conhecer o mundo da literatura é algo muito gratificante.”

Legado cultural para Tiradentes

Um dos principais legados desta edição será a reabertura e gestão da Biblioteca Pública Municipal de Tiradentes, “Biblioteca Viva – Professora Geralda Trindade da Costa Campos”, realizada pela Prefeitura em parceria com a organização da FLITI. Esse projeto, que conta com um novo conceito de biblioteca interativa, visa impactar de forma duradoura a comunidade local, criando um espaço acessível para a difusão do conhecimento.

“Já emprestamos centenas de títulos para a população de Tiradentes ao longo deste projeto. Acreditamos no potencial transformador da literatura e sabemos, que a longo prazo, teremos um futuro muito melhor para os moradores dessa cidade tão incrível. Mudar a concepção de que o jovem não gosta de ler é um dos vários objetivos que passam pela criação desse evento enriquecedor”, conta a diretora e idealizadora do projeto Cristina Figueiredo.

Sobre a Fliti 

Em suas cinco edições, a FLITI – Feira Literária Internacional de Tiradentes, único evento gratuito do segmento na região, recebeu quase 55.000 visitantes leitores e cerca de 400 escritores e artistas, além de ter contado com a participação de 98 livrarias e distribuidoras. O primeiro momento da quinta edição contou com a presença de nomes de destaque da literatura nacional e internacional, como o angolano José Eduardo Agualusa e a brasileira Carla Madeira.

Já passaram pelas últimas edições da Feira renomados autores como Ruy Castro, Humberto Werneck, Maria Ribeiro, Nelson Motta, Heloísa Teixeira, Antônio Prata, Helio de La Peña, Carlos Eduardo Novaes, Eliana Alves Cruz, Roger Mello, Fabrício Carpinejar, Thalita Rebouças e Martha Medeiros. 

Sobre a produtora


Com 14 anos de atuação no mercado de produção, divulgação, realização e administração de projetos culturais e sociais, a Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental – C.M.A de Figueiredo Ltda, é a responsável pela criação e execução da Feira Literária de Tiradentes, além do projeto ônibus-biblioteca “Livros nas Praças” lançado em 2012 com a premissa de oferecer empréstimos gratuitos de livros para comunidades e cidades carentes de equipamentos literários. 

Graduada em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA-RJ), a fundadora da Korporativa, Cristina Figueiredo, tem pós-graduação em MBA E-business pela COPPEAD UFRJ, foi Diretora Executiva do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) de 2005 a 2009 e de 2000 a 2005 assumiu o cargo de Diretora Executiva da Fundação Biblioteca Nacional, considerada a 8ª do mundo em importância de acervo literário. 

Serviço

FLITI 2025 

Data: 9 a 13 de abril de 2025 

Local: Centro Cultural Yves Alves (CCYA), Praça da Rodoviária, Largo das Forras e Largo das Mercês – TIRADENTES 

Mais informações: fliti.org.br 

Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes

CENTRO CULTURAL YVES ALVES – CCYA

R. Direita, 168 – Centro Histórico, Tiradentes / MG

Horário: 09h às 20h

Entrada Gratuita – Classificação Livre

DIA 09 ABRIL DE 2025| QUARTA-FEIRA

9h – Cantaquí Cantacolá: vamos brincar de imaginar – Edital de escritores independentes FLITI 

Espetáculo com Katita Flor Criações 

10h – Cerimônia Oficial de Abertura da 5ª Feira Literária Internacional de Tiradentes – FLITI, no Centro Cultural Yves Alves – CCYA, com os Exmos. Srs. Prefeito José Antônio do Nascimento, Secretário de Governo João Marcos Guimarães Silva, Secretário de Turismo, Cultura e Lazer Moisés de Oliveira Alves, Superintendente de Cultura Henrique Nascimento Rohrmann, Secretária de Educação Mara Marcelina Rodrigues Almeida, e Sra. Cristina Figueiredo, idealizadora e diretora da FLITI.

Lançamento do Concurso Poesia nas Escolas, com os Exmos. Secretário de Turismo, Cultura e Lazer Moisés de Oliveira Alves, Secretária Educação Mara Marcelina Rodrigues Almeida e o poeta Bruno Venga

13h – Ou isto ou aquilo: a infância é poesia coletiva

Espetáculo baseado no livro de Cecília Meireles com a Cia Calangus Circus.


14h – Do abandono à esperançaEdital de escritores independentes FLITI

Guilherme Nascimento, Adilson Mitzael e Pedro Tancini

15h – Balada do Morro da Alegria

Lançamento do livro com Demóstenes Dumont e Raimundo Carvalho


16h – Do silêncio à palavra: a força das mulheres que reescrevem sua históriaEdital

de escritores independentes FLITI

Maria Nivalda, Cidinha Ribeiro e Neusa de Oliveira Sousa

17h – Cartografia do afeto e outras histórias

Anna Claudia Ramos

Mediação: Adriana Lins

18h – Crônica e romance: diferentes olhares sobre o cotidiano

Ricardo Salim e Evandro Aléssio Pereira

Mediação: Graziela Braga

19h – O sequestro da notícia: jornalismo, literatura e fake news

Cristina Serra e Ernesto Rodrigues

Mediação: Isa Pessoa

DIA 10 ABRIL DE 2025| QUINTA-FEIRA

9h – Mariar um mar de poesias – Edital de escritores independentes FLITI

Espetáculo poético musicado com Natalyne Santos e Emillie Lapa

10h – Os novos desafios da literatura infantojuvenil

Cris Ferreira e Anna Claudia Ramos

11h – Por trás das páginas: os segredos de El Rojo Orgulloso

Conversa sobre o livro com Daniel Kondo e Alejandra González (Uruguai)

Mediação: Bianca Ramoneda

12h – Interseções de luta: raça, comunidade e neurodivergênciaEdital de escritores

independentes FLITI

Marcela Hallack, Lílian Paula Serra e Amanda Gambogi

14h – Fisolofias de Concessa

Bate-papo com Concessa e Cida Mendes

15h – Histórias de amor e terror

André Vianco e Paula Gicovate

Mediação: Maria Silvia Camargo

16h – A Audácia de Ser Mulher

Ana Maria Machado

Mediação: Luciana Savaget

17h – Adaptação: do livro ao filme

Rodrigo Abreu Teixeira e Guilherme Coelho

Mediação: Maria Silvia Camargo

18h – A história da velhice no Brasil

Mary del Priore

Mediação: Rejane Dias

19h – Rugidos e amores brutos

Micheliny Verunschk e Airton Souza

Mediação: Roger Mello

DIA 11 ABRIL DE 2025| SEXTA-FEIRA

9h – Gertrudes Trudes Tutudes
Lançamento do livro com Luciana Savaget e contação de história com Verônica Marcílio e Meirele Soares

10h – Mergulhos e Muito, Muito, Muito Mais

Lançamento do livro com Guto Lins

11h – Caminhos da poesia entre palavras e imagens

Bianca Ramoneda e Daniel Kondo

12h – Estética e identidade negra: entre resistência e reivindicaçãoEdital de escritores

independentes FLITI

Cleyton Mendes e Seu João Xavier

Mediação: Igor Duarte

14h – O que esperar do Brasil para além de 2026 e que lições (positivas e negativas)

podemos destacar desde a redemocratização?

Cris Schmidt, Zeina Latif e Fábio Giambiagi

15h – Falar com desenhos

Encontro com Isol Misenta (Argentina) e Roger Mello

16h – Preciosa periferia

Geovani Martins e Paulo Lins

Mediação: Eliana Alves Cruz

17h – Sempre antes na história desse país

Eduardo Bueno

Mediação: Cristina Serra

18h – Quem diria que escrever ia dar nisso

Martha Medeiros

Mediação: Isa Pessoa

19h30 – Enreduana – Aula Espetáculo

Com Roger Mello, Tibor Fittel, Camila Marlière e Leo Thieza

DIA 12 ABRIL DE 2025| SÁBADO
9h – Marimar de lá pra cá
Lançamento e distribuição gratuita do livro com Ana Luiza Novis

10h – Podcasters, influencers e o fim do mundo

Maria Bopp e Camila Fremder

Mediação: Bruno Venga

11h – O lugar do escritor

Milton Hatoum

Mediação: Ruan Gabriel

12h – A releitura da tradição: diálogos contemporâneos

Conversa com Luiza Romão e Sandra Ling

Mediação: Daniel Kondo

14h – Parentalidades atípicas

Estevão Ribeiro

Mediação: Igor Duarte

15h – Escrevendo para o futuro

Ondjaki (Angola)

Mediação: Roger Mello

16h – Cartografias Negras

Teresa Cárdenas (Cuba) e Eliana Alves Cruz

17h – Corpo-Território: ancestralidade e a reconstrução do pertencimento

Geni Núñez e Verenilde Pereira

Mediação: Igor Duarte

18h – Cheia de Graça

Lançamento do livro com Heloísa Périssé

Mediação: Fátima Bernardes

19h – O Mundo não é plano

Eucanaã Ferraz e Zélia Duncan

Mediação: Leonardo Lichote

DIA 13 ABRIL DE 2025| DOMINGO
10h – Na velocidade da língua
Caetano Galindo e Fernando Bonassi
Mediação: Ruan Gabriel

11h – Poesia e outros objetos cortantes

Adriane Garcia, Alexandra Maia e Bruno Venga

Mediação: Isa Pessoa

12h – Narrativas visuais: entre os quadrinhos, a ilustração e a palavra

Lorena Kaz e Marta Lagarta

Mediação: Adriana Lins

14h – Yamurikumã: o universo mágico das Amazonas

Apresentação do livro Crônicas do bem viver

Daniel Munduruku e Renato Soares

Mediação: Pedro Nabuco

15h – Ziraldo, pra sempre Ziraldo

Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, Lorena Kaz, Guto Lins e Roger

Mello

16h – Corpo, território e direitos: a luta das mulheres por espaço e vozEdital de

escritores independentes FLITI

Júnia Paixão, Mariana Bueno e Jucilaine Wivaldo

17h – Marionetes a Fio

Espetáculo de encerramento com Nado Rohrmann e André Franca Rohrmann

Cia. de Inventos


ESPAÇO CULTURAL AIMORÉS

Rua Direita – 159, Tiradentes

Horário: 10h às 20h

Entrada Gratuita – Classificação Livre

Curadoria: Guto Lins e Roger Mello


DIA 09 DE ABRIL | QUARTA-FEIRA

14h30 – Recontos AfricanosEdital de escritores independentes FLITI

Contação de história com Clara Elaine

DIA 10 DE ABRIL | QUINTA-FEIRA

14h30 – Máscaras Narrativas

Oficina com Guto Lins e Marta Lagarta

16h – Circo, afeto e criatividade Edital de escritores independentes FLITI

Lançamento de livro e oficina criativa com Gilberto Trindade

DIA 11 DE ABRIL | SEXTA-FEIRA

10h – A arte da dobradura na contação de histórias Edital de escritores independentes FLITI

Oficina com Rosi Amaral

13h30 – Que história é essa?

Contação de história com Marta Lagarta

14h30 – Performance – Ilustração Coletiva

Com Isol Misenta, Lorena Kaz, Roger Mello, Guto Lins e Daniel Kondo

DIA 12 DE ABRIL | SÁBADO

14h30 – O Pequeno Impressor

Oficina Analógica com Julieta Sobral

ÔNIBUS-BIBLIOTECA FLITI

Largo das Mercês

Rua Silvio Vasconcelos, 231 – Centro Histórico – Tiradentes / MG

Horário: 09h às 17h

DIA 09 DE ABR DE | QUARTA-FEIRA

10h – Lá na rua onde eu morava

Espetáculo com a contadora de histórias Alessandra Vinsentin.

13h30 – Nem toda Joana é vermelha Edital de escritores independentes FLITI

Contação de histórias e oficina de confecção de marcadores de páginas com

Priscila Paula

DIA 10 DE ABR | QUINTA-FEIRA

10h – Alfabeto, brincadeiras, cantigas Edital de escritores independentes FLITI

Poemas Musicados com Jorge Nelson

13h30 – Brincar de morar em livro

Espetáculo com a contadora de histórias Alessandra Vinsentin.

DIA 11 DE ABR DE | SEXTA-FEIRA

10h – Era uma vez cinco bichológicos

Atividade lúdica com a escritora e ilustradora Paula Taitelbaum a partir de seu livro “Bichológico”. 

Contação de histórias e brincadeiras com formas geométricas

coloridas especialmente para crianças.

13h30 – Dayó, Itapuã e os contosEdital de escritores independentes FLITI

Contação de história com Larissa Reis

14h30 – Mania de bilhetes

Contação de histórias com oficina criativa de bilhetes com Ana Luiza Novis.

DIA 12 DE ABRIL DE 2025 | SÁBADO

10h – Quero contar uma estória

Oficina de escrita criativa com Ondjaki (Angola)

14h – As Rainhas do Rádio

Contação de história musicada com Mona Vilardo

16h – Chuva de PoemasEdital de escritores independentes FLITI

Espetáculo com a Grifo Teatro

DIA 13 DE ABRIL | DOMINGO

11h – Encontro de Minas – Edital de escritores independentes FLITI

Espetáculo com a Cia Rabo de Cutia

Assessoria: Teca Lobato: tecalobato@benemais.com.br – 31 99683 3238
Coordenação: Juliana Gontijo: julianagontijo@benemais.com.br – 31 99189 2299

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados