Com o tema “Mulheres de Prosas e Versos”, 5ª edição da Feira traz autores premiados do cenário nacional e internacional e do mercado infantil

A Feira Literária Internacional de Tiradentes (FLITI) que acontece nos próximos dias 9 a 13 de abril, tem como uma das suas principais missões, o fomento à leitura, principalmente entre jovens e crianças. Essa formação de público é fundamental, levando em consideração os baixos índices de leitores no país.
De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler. Segundo outro estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, com mais de 13 mil brasileiros, 24% dos pequenos não têm livro infantil ou de figuras em casa. Além disso, um levantamento realizado pelo Projeto Pipas, Primeira Infância para Adultos Saudáveis, concluiu que 33% das crianças menores de 5 anos passam mais de 2 horas por dia em frente a telas de TV, tablet ou smartphone.
Neste cenário desafiador, a FLITI cumpre um importante papel, com o intuito de democratizar o acesso à leitura e à cultura. Cerca de 11.500 alunos de escolas públicas da Região das Vertentes terão a oportunidade de participar da programação. Além disso, a feira distribuirá 1.430 vouchers no valor de R$35 para que alunos e professores possam adquirir seus próprios livros e mergulhar no universo da literatura.
Atividades para toda a família
Com mesas de debates, lançamentos, oficinas criativas e, claro, muita literatura, o evento contará também, com a presença de autores e ilustradores infantis consagrados como os vencedores do prêmio Jabuti Daniel Kondo e Roger Mello, a imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, o escritor e responsável por reunir publicar materiais inéditos de Ziraldo, Guto Lins, a argentina Isol Misenta, a uruguaia Alejandra González, o angolano Ondjaki, o professor, autor e ativista indígena Daniel Munduruku e muito mais.
Um dos curadores da feira, junto com Roger Mello, Isa Pessoa e Guto Lins, o autor e ilustrador Daniel Kondo, marcará presença, trazendo seu premiado livro Desembarcados. A obra está, inclusive, entre os 100 livros excepcionais selecionados no Prêmio BolognaRagazzi, da BRAW Amazing Bookshelf, uma exposição especial organizada pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair).
Outro destaque da programação é o lançamento do livro Gertrudes Trudes Tutudes, de Luciana Savaget, que será acompanhado de uma animada contação de histórias com as artistas Verônica Marcílio e Meirele Soares. Guto Lins também vai apresentar e autografar o inédito Mergulhos e Muito, Muito, Muito Mais, uma obra recheada de ilustrações divertidas e criativas que vão encantar os pequenos.
Oficinas de escrita e ilustração, apresentações de teatro de bonecos, performances interativas de desenhos coletivos e encontros com escritores e ilustradores são apenas algumas das atividades que vão emocionar e despertar a imaginação dos pequenos. Além disso, um ônibus-biblioteca vai circular pelas escolas da região, oferecendo 2.000 livros para empréstimos gratuitos e levando a magia da leitura diretamente para as crianças.
Cristina Figueiredo, diretora da FLITI, compartilha: “Há seis anos, nossa missão era dar vida a um evento que oferecesse oportunidades e acesso à leitura para quem mais precisa. Ver esse sonho se concretizar e saber que tantas crianças terão a chance de conhecer o mundo da literatura é algo muito gratificante.”
Legado cultural para Tiradentes
Um dos principais legados desta edição será a reabertura e gestão da Biblioteca Pública Municipal de Tiradentes, “Biblioteca Viva – Professora Geralda Trindade da Costa Campos”, realizada pela Prefeitura em parceria com a organização da FLITI. Esse projeto, que conta com um novo conceito de biblioteca interativa, visa impactar de forma duradoura a comunidade local, criando um espaço acessível para a difusão do conhecimento.
“Já emprestamos centenas de títulos para a população de Tiradentes ao longo deste projeto. Acreditamos no potencial transformador da literatura e sabemos, que a longo prazo, teremos um futuro muito melhor para os moradores dessa cidade tão incrível. Mudar a concepção de que o jovem não gosta de ler é um dos vários objetivos que passam pela criação desse evento enriquecedor”, conta a diretora e idealizadora do projeto Cristina Figueiredo.
Sobre a Fliti
Em suas cinco edições, a FLITI – Feira Literária Internacional de Tiradentes, único evento gratuito do segmento na região, recebeu quase 55.000 visitantes leitores e cerca de 400 escritores e artistas, além de ter contado com a participação de 98 livrarias e distribuidoras. O primeiro momento da quinta edição contou com a presença de nomes de destaque da literatura nacional e internacional, como o angolano José Eduardo Agualusa e a brasileira Carla Madeira.
Já passaram pelas últimas edições da Feira renomados autores como Ruy Castro, Humberto Werneck, Maria Ribeiro, Nelson Motta, Heloísa Teixeira, Antônio Prata, Helio de La Peña, Carlos Eduardo Novaes, Eliana Alves Cruz, Roger Mello, Fabrício Carpinejar, Thalita Rebouças e Martha Medeiros.
Sobre a produtora
Com 14 anos de atuação no mercado de produção, divulgação, realização e administração de projetos culturais e sociais, a Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental – C.M.A de Figueiredo Ltda, é a responsável pela criação e execução da Feira Literária de Tiradentes, além do projeto ônibus-biblioteca “Livros nas Praças” lançado em 2012 com a premissa de oferecer empréstimos gratuitos de livros para comunidades e cidades carentes de equipamentos literários.
Graduada em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA-RJ), a fundadora da Korporativa, Cristina Figueiredo, tem pós-graduação em MBA E-business pela COPPEAD UFRJ, foi Diretora Executiva do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) de 2005 a 2009 e de 2000 a 2005 assumiu o cargo de Diretora Executiva da Fundação Biblioteca Nacional, considerada a 8ª do mundo em importância de acervo literário.
Serviço
FLITI 2025
Data: 9 a 13 de abril de 2025
Local: Centro Cultural Yves Alves (CCYA), Praça da Rodoviária, Largo das Forras e Largo das Mercês – TIRADENTES
Mais informações: fliti.org.br
Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes
CENTRO CULTURAL YVES ALVES – CCYA
R. Direita, 168 – Centro Histórico, Tiradentes / MG
Horário: 09h às 20h
Entrada Gratuita – Classificação Livre
DIA 09 ABRIL DE 2025| QUARTA-FEIRA
9h – Cantaquí Cantacolá: vamos brincar de imaginar – Edital de escritores independentes FLITI
Espetáculo com Katita Flor Criações
10h – Cerimônia Oficial de Abertura da 5ª Feira Literária Internacional de Tiradentes – FLITI, no Centro Cultural Yves Alves – CCYA, com os Exmos. Srs. Prefeito José Antônio do Nascimento, Secretário de Governo João Marcos Guimarães Silva, Secretário de Turismo, Cultura e Lazer Moisés de Oliveira Alves, Superintendente de Cultura Henrique Nascimento Rohrmann, Secretária de Educação Mara Marcelina Rodrigues Almeida, e Sra. Cristina Figueiredo, idealizadora e diretora da FLITI.
Lançamento do Concurso Poesia nas Escolas, com os Exmos. Secretário de Turismo, Cultura e Lazer Moisés de Oliveira Alves, Secretária Educação Mara Marcelina Rodrigues Almeida e o poeta Bruno Venga
13h – Ou isto ou aquilo: a infância é poesia coletiva
Espetáculo baseado no livro de Cecília Meireles com a Cia Calangus Circus.
14h – Do abandono à esperança – Edital de escritores independentes FLITI
Guilherme Nascimento, Adilson Mitzael e Pedro Tancini
15h – Balada do Morro da Alegria
Lançamento do livro com Demóstenes Dumont e Raimundo Carvalho
16h – Do silêncio à palavra: a força das mulheres que reescrevem sua história – Edital
de escritores independentes FLITI
Maria Nivalda, Cidinha Ribeiro e Neusa de Oliveira Sousa
17h – Cartografia do afeto e outras histórias
Anna Claudia Ramos
Mediação: Adriana Lins
18h – Crônica e romance: diferentes olhares sobre o cotidiano
Ricardo Salim e Evandro Aléssio Pereira
Mediação: Graziela Braga
19h – O sequestro da notícia: jornalismo, literatura e fake news
Cristina Serra e Ernesto Rodrigues
Mediação: Isa Pessoa
DIA 10 ABRIL DE 2025| QUINTA-FEIRA
9h – Mariar um mar de poesias – Edital de escritores independentes FLITI
Espetáculo poético musicado com Natalyne Santos e Emillie Lapa
10h – Os novos desafios da literatura infantojuvenil
Cris Ferreira e Anna Claudia Ramos
11h – Por trás das páginas: os segredos de El Rojo Orgulloso
Conversa sobre o livro com Daniel Kondo e Alejandra González (Uruguai)
Mediação: Bianca Ramoneda
12h – Interseções de luta: raça, comunidade e neurodivergência – Edital de escritores
independentes FLITI
Marcela Hallack, Lílian Paula Serra e Amanda Gambogi
14h – Fisolofias de Concessa
Bate-papo com Concessa e Cida Mendes
15h – Histórias de amor e terror
André Vianco e Paula Gicovate
Mediação: Maria Silvia Camargo
16h – A Audácia de Ser Mulher
Ana Maria Machado
Mediação: Luciana Savaget
17h – Adaptação: do livro ao filme
Rodrigo Abreu Teixeira e Guilherme Coelho
Mediação: Maria Silvia Camargo
18h – A história da velhice no Brasil
Mary del Priore
Mediação: Rejane Dias
19h – Rugidos e amores brutos
Micheliny Verunschk e Airton Souza
Mediação: Roger Mello
DIA 11 ABRIL DE 2025| SEXTA-FEIRA
9h – Gertrudes Trudes Tutudes
Lançamento do livro com Luciana Savaget e contação de história com Verônica Marcílio e Meirele Soares
10h – Mergulhos e Muito, Muito, Muito Mais
Lançamento do livro com Guto Lins
11h – Caminhos da poesia entre palavras e imagens
Bianca Ramoneda e Daniel Kondo
12h – Estética e identidade negra: entre resistência e reivindicação – Edital de escritores
independentes FLITI
Cleyton Mendes e Seu João Xavier
Mediação: Igor Duarte
14h – O que esperar do Brasil para além de 2026 e que lições (positivas e negativas)
podemos destacar desde a redemocratização?
Cris Schmidt, Zeina Latif e Fábio Giambiagi
15h – Falar com desenhos
Encontro com Isol Misenta (Argentina) e Roger Mello
16h – Preciosa periferia
Geovani Martins e Paulo Lins
Mediação: Eliana Alves Cruz
17h – Sempre antes na história desse país
Eduardo Bueno
Mediação: Cristina Serra
18h – Quem diria que escrever ia dar nisso
Martha Medeiros
Mediação: Isa Pessoa
19h30 – Enreduana – Aula Espetáculo
Com Roger Mello, Tibor Fittel, Camila Marlière e Leo Thieza
DIA 12 ABRIL DE 2025| SÁBADO
9h – Marimar de lá pra cá
Lançamento e distribuição gratuita do livro com Ana Luiza Novis
10h – Podcasters, influencers e o fim do mundo
Maria Bopp e Camila Fremder
Mediação: Bruno Venga
11h – O lugar do escritor
Milton Hatoum
Mediação: Ruan Gabriel
12h – A releitura da tradição: diálogos contemporâneos
Conversa com Luiza Romão e Sandra Ling
Mediação: Daniel Kondo
14h – Parentalidades atípicas
Estevão Ribeiro
Mediação: Igor Duarte
15h – Escrevendo para o futuro
Ondjaki (Angola)
Mediação: Roger Mello
16h – Cartografias Negras
Teresa Cárdenas (Cuba) e Eliana Alves Cruz
17h – Corpo-Território: ancestralidade e a reconstrução do pertencimento
Geni Núñez e Verenilde Pereira
Mediação: Igor Duarte
18h – Cheia de Graça
Lançamento do livro com Heloísa Périssé
Mediação: Fátima Bernardes
19h – O Mundo não é plano
Eucanaã Ferraz e Zélia Duncan
Mediação: Leonardo Lichote
DIA 13 ABRIL DE 2025| DOMINGO
10h – Na velocidade da língua
Caetano Galindo e Fernando Bonassi
Mediação: Ruan Gabriel
11h – Poesia e outros objetos cortantes
Adriane Garcia, Alexandra Maia e Bruno Venga
Mediação: Isa Pessoa
12h – Narrativas visuais: entre os quadrinhos, a ilustração e a palavra
Lorena Kaz e Marta Lagarta
Mediação: Adriana Lins
14h – Yamurikumã: o universo mágico das Amazonas
Apresentação do livro Crônicas do bem viver
Daniel Munduruku e Renato Soares
Mediação: Pedro Nabuco
15h – Ziraldo, pra sempre Ziraldo
Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo, Lorena Kaz, Guto Lins e Roger
Mello
16h – Corpo, território e direitos: a luta das mulheres por espaço e voz – Edital de
escritores independentes FLITI
Júnia Paixão, Mariana Bueno e Jucilaine Wivaldo
17h – Marionetes a Fio
Espetáculo de encerramento com Nado Rohrmann e André Franca Rohrmann
– Cia. de Inventos
ESPAÇO CULTURAL AIMORÉS
Rua Direita – 159, Tiradentes
Horário: 10h às 20h
Entrada Gratuita – Classificação Livre
Curadoria: Guto Lins e Roger Mello
DIA 09 DE ABRIL | QUARTA-FEIRA
14h30 – Recontos Africanos – Edital de escritores independentes FLITI
Contação de história com Clara Elaine
DIA 10 DE ABRIL | QUINTA-FEIRA
14h30 – Máscaras Narrativas
Oficina com Guto Lins e Marta Lagarta
16h – Circo, afeto e criatividade – Edital de escritores independentes FLITI
Lançamento de livro e oficina criativa com Gilberto Trindade
DIA 11 DE ABRIL | SEXTA-FEIRA
10h – A arte da dobradura na contação de histórias – Edital de escritores independentes FLITI
Oficina com Rosi Amaral
13h30 – Que história é essa?
Contação de história com Marta Lagarta
14h30 – Performance – Ilustração Coletiva
Com Isol Misenta, Lorena Kaz, Roger Mello, Guto Lins e Daniel Kondo
DIA 12 DE ABRIL | SÁBADO
14h30 – O Pequeno Impressor
Oficina Analógica com Julieta Sobral
ÔNIBUS-BIBLIOTECA FLITI
Largo das Mercês
Rua Silvio Vasconcelos, 231 – Centro Histórico – Tiradentes / MG
Horário: 09h às 17h
DIA 09 DE ABR DE | QUARTA-FEIRA
10h – Lá na rua onde eu morava
Espetáculo com a contadora de histórias Alessandra Vinsentin.
13h30 – Nem toda Joana é vermelha – Edital de escritores independentes FLITI
Contação de histórias e oficina de confecção de marcadores de páginas com
Priscila Paula
DIA 10 DE ABR | QUINTA-FEIRA
10h – Alfabeto, brincadeiras, cantigas – Edital de escritores independentes FLITI
Poemas Musicados com Jorge Nelson
13h30 – Brincar de morar em livro
Espetáculo com a contadora de histórias Alessandra Vinsentin.
DIA 11 DE ABR DE | SEXTA-FEIRA
10h – Era uma vez cinco bichológicos
Atividade lúdica com a escritora e ilustradora Paula Taitelbaum a partir de seu livro “Bichológico”.
Contação de histórias e brincadeiras com formas geométricas
coloridas especialmente para crianças.
13h30 – Dayó, Itapuã e os contos – Edital de escritores independentes FLITI
Contação de história com Larissa Reis
14h30 – Mania de bilhetes
Contação de histórias com oficina criativa de bilhetes com Ana Luiza Novis.
DIA 12 DE ABRIL DE 2025 | SÁBADO
10h – Quero contar uma estória
Oficina de escrita criativa com Ondjaki (Angola)
14h – As Rainhas do Rádio
Contação de história musicada com Mona Vilardo
16h – Chuva de Poemas – Edital de escritores independentes FLITI
Espetáculo com a Grifo Teatro
DIA 13 DE ABRIL | DOMINGO
11h – Encontro de Minas – Edital de escritores independentes FLITI
Espetáculo com a Cia Rabo de Cutia
Assessoria: Teca Lobato: tecalobato@benemais.com.br – 31 99683 3238
Coordenação: Juliana Gontijo: julianagontijo@benemais.com.br – 31 99189 2299