Gastronomia

Festival da Quitanda volta a acontecer em Congonhas

Uma tradição de Congonhas volta nesta semana: nesta sexta-feira (13/05), no sábado (14) e no domingo (15) o município irá sediar a 20ª  edição do Festival da Quitanda. O evento estava suspenso há dois anos por causa da pandemia. A expectativa dos organizadores é receber um grande número de pessoas para apreciar os deliciosos quitutes locais.

A festa que reunirá arte, cultura e gastronomia terá um cenário típico, com cozinha, forno de barro, fogão. A montagem dos cenários é feita pelos servidores públicos da Secult, Mauro Afonso Barbosa Moreira (Maurinho) e Edvaldo Gomes Pereira que trabalham intensamente para preservar a tradição. “Tudo é feito com muita dedicação e carinho para que as pessoas que vierem ao Festival da Quitanda possam conhecer um pouco do trabalho de uma quitandeira. Nós estamos montando uma cozinha típica, com forno, fogão, pia e local para que se possa manusear os produtos que serão utilizados”, relata Maurinho.

Barraca abrigará o cubú
Barraca do cubú. Foto/Divulgação

Nesta barraca estilizada ficará uma das quitandas mais tradicionais da cidade, o cubú. Este é um tipo de bolo de fubá, coalhada com erva doce, enrolado em uma folha de bananeira e assado no forno de barro. Toda estrutura está praticamente pronta, além das 48 barracas que irão compor o festival. 

Shows

Além das quitandas, na sexta-feira (13), à partir das 20hs, terá festival de caldos e violas e show com Falabellas e às 22h show com Alan e Alex.

No sábado (14), a partir das 20h, show com Carpiah e às 22h com Lô Borges. 

Já no domingo (15) o Festival da Quitanda inicia às 09h com vários quitutes. Às 12h inicia a programação musical com Viola ao Vento, às 14h30 Chico Lobo e fechando o festival, às 17h, show com Saulo Laranjeira.

Fonte: https://fatoreal.com.br/ ; https://www.minasgerais.com.br/