Gastronomia

Festa do Queijo em Ipanema: 16 a 18 de junho

Em sua 12ª edição, a Festa do Queijo já se tornou tradição não só em Ipanema, mas em todo o estado. O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho, e atrai turistas de todo o país, entusiasmados para provar as delícias prepara das nas terras ipanemenses.

A cidade já detém o recorde de maior queijo do mundo, e este ano a expectativa é de que a iguaria alcance cerca de 2.400kg. Na última edição do evento, realizada em 2019, o recorde foi de 2.284kg para o queijo, 828kg para o doce de leite, e 1.150 litros para a queimadinha.

No dia 18 de junho, o queijo e o doce de leite desfilarão pela cidade em carro aberto e em seguida serão cortados e distribuídos gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau.

Para a pesagem do queijo e do doce de leite, a auditoria será realizada pelo RankBrasil.

O queijo e a queimadinha serão produzidos pelo Laticínio Dois Irmãos, e a produção do doce de leite gigante ficará por conta da fábrica de doces Nhá Nair.

Além das iguarias gigantes, a Festa do Queijo valoriza a gastronomia e a cultura local.

A cozinha móvel do SENAC ficará estacionada na praça principal da cidade, entre os dias 13 e 18 de junho, sob o comando de um professor, que oferecerá minicursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal, o leite.

A festa contará também com shows de talentos da região e show nacional com o cantor Tierry.

Confira mais sobre a festa no site oficial: https://festadoqueijoipanema.mg.gov.br

BACIA LEITEIRA

Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 20 mil habitantes, localizada a 365 km de Belo Horizonte, 75 km de Caratinga e 80 km de Manhuaçu, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira.

Incentivar negócios e apoiar o crescimento de Ipanema, esse é, e sempre foi, o principal objetivo da Festa do Queijo

A realização desse evento de magnitude nacional, que colocou Ipanema no cenário turístico mineiro, só foi possível graças a cocriação e ao apoio dos laticínios e empresas locais.

Com o apoio do Laticínio Dois Irmãos e da fábrica de doces Nhá Nair, a cidade espera realizar a maior edição já feita até hoje, e assim, impulsionar ainda mais o comércio e o turismo – não apenas local, mas de toda a região.

PRODUÇÃO DO QUEIJO, DOCE DE LEITE E QUEIMADINHA

Para a produção do queijo, serão gastos 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. O queijo é produzido em um único dia, no entanto, seu período de maturação é de seis dias.

Já o doce de leite, levará aproximadamente 1.600 litros de leite em sua produção, 440 quilos de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Seu tempo de fabricação é de dois dias, e ele será produzido na semana do evento. A estimativa é de que o doce também bata seu próprio recorde e atinja cerca de 900kg.

Para a fabricação da queimadinha, serão gastos aproximadamente 1.200 litros de leite e açúcar. Ela será produzida no dia do evento e armazenada em um bule de aço inox com 1,80 metros de altura, dois metros de diâmetro e um metro de base para fogareiro.

O queijo, a queimadinha e o doce de leite serão distribuídos para a população na tarde do dia 18 de junho.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

De 13 a 18 de Junho

Cursos de queijos e derivados, manipulação e outras receitas na carreta escola do SENAC/MG, estacionada na Praça Coronel Calhau

Quinta-Feira – 16/06/2022

16h – Feira Gastronômica do Queijo. (Comercialização dos produtos do queijo)
22h – Show com Nilsinho do Forró
00h – Show com Jessica Boreli e banda

Sexta-feira – 17/06/2022

16h – Feira Gastronômica do Queijo. (Comercialização dos produtos do queijo)
22h – Show nacional com Tierry
00h – Show com Samba Club

Sábado – 18/06/2022

12h30 – Retirada do queijo da câmara fria no Laticínio Dois Irmãos
13h – Pesagem do queijo e do doce de leite na fábrica de Rações Ipanema e aferição do recorde pelo Rank Brasil
14h – Coletiva com a imprensa nacional sobre a pesagem do queijo e doce de leite
14h30 – Saída do queijo gigante e do doce de leite para o desfile pelo centro da cidade em carro aberto. Saída da fábrica Rações Ipanema e chegada à Praça Coronel Calhau
15h – Corte do queijo e doce de leite e distribuição à população na Praça Coronel Calhau
15h – Distribuição da queimadinha à população
15h – Feira Gastronômica do Queijo
15h – Show com a Banda Chora Sanfona
19h – Entrega dos troféus para o queijo, doce de leite e queimadinha e pronunciamento das autoridades
22h – Show com a Banda Lex Luthor

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Ipanema

Fonte: https://www.portalcaparao.com.br/