Educação

FEBRACE oferece curso gratuito e on-line em estatística para alunos do ensino médio

Curso amplia os conceitos dessa disciplina no ensino médio, e ajudará estudantes no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos. 

Dividido em módulos, o conteúdo do curso é trabalhado em uma linguagem dinâmica e de fácil entendimento. Em cada módulo, o estudante encontrará textos e atividades interativas que sempre se iniciam com um vídeo. São filmes de curta duração que apresentam situações reais de estudantes e professores, demonstrando a importância e as diversas aplicações da estatística.

Além do curso sobre estatística, outros dois cursos estão disponíveis na plataforma APICE, “Metodologia de pesquisa e orientação de projetos de iniciação científica”, pelo qual são ensinados os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais; e “Organização e realização de feiras de ciências e engenharia”, voltado para gestores e professores. Os participantes aprendem os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais. Desde as etapas de planejamento, organização e divulgação até a captação de recursos.

Os cursos têm duração total de cerca de 30 horas cada, sendo estimadas 20 horas para as atividades on-line e 10 horas para reflexão e aplicação dos conceitos. O aprendizado é autônomo, ou seja, o estudante conclui o curso no seu ritmo. O certificado de conclusão é concedido àqueles que acertarem 70% das questões em uma prova final.

“Esta iniciativa foi criada para apoiar os estudantes que precisam da estatística para o desenvolvimento de seus projetos científicos e tecnológicos”, explica a coordenadora da FEBRACE, a professora Roseli de Deus Lopes da Escola Politécnica da USP, acrescentando que o conhecimento de técnicas de coleta, organização e interpretação de dados é essencial em projetos investigativos.

Para Liliane Moura, supervisora de Projetos Sociais do Instituto 3M, a educação voltada para a ciência é uma grande oportunidade de transformar nossa realidade, ampliar os horizontes dos professores e jovens, criando espaços para soluções inovadoras.

A Plataforma APICE é uma iniciativa da FEBRACE — Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Seu objetivo é promover oportunidades de aprendizagem contínua em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas. Na plataforma estão disponíveis outros cursos, também gratuitos e on-line, de interesse de estudantes, professores e gestores de escolas. Todo o conteúdo é organizado por docentes da USP, sob a supervisão pedagógica das professoras Roseli de Deus Lopes (Poli-USP) e Irene Ficheman (LSI-TEC).

Serviço: Para participar do curso “Métodos estatísticos para ensino médio“, é preciso acessar a plataforma neste link, se registrar preenchendo um formulário. Após ativar a conta por meio de um link enviado para o e-mail registrado, o usuário ativa sua conta, se inscreve e acessa o conteúdo.

Sobre a FEBRACE: 

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é a maior mostra brasileira de projetos científicos em abrangência e visibilidade. Além de mostra, a FEBRACE promove diversas ações também com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas como a de STEAM. Saiba mais aqui.

Sobre o LSI-TECA FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e organizada e realizada por uma associação sem fins lucrativos, a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros. A associação LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da USP e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo. Saiba mais aqui.    
 

Sobre o Instituto 3M: O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo das gerações futuras, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 15 anos em 2021, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Saiba mais aqui.

Fonte: FEBRACE
Gerência de Comunicação
Elena Saggio  
(11) 98111 4487