Cultura

Exposição fotográfica mostra as semelhanças entre as culturas mineira e asiática

“Tão longe, tão perto – Um encontro entre Minas e Ásia”, projeto que surgiu da experiência de fotógrafo mineiro durante ano sabático, terá exibição a partir de 8 de janeiro.

 

Capa 1x1_bold

 

A exposição fotográfica “Tão longe, tão perto – Um encontro entre Minas e Ásia” será exibida a partir do dia oito de janeiro no shopping Pátio Savassi. O projeto surgiu com o objetivo de divulgar a cultura e os países do Sudeste Asiático e Oriente Médio, resgatar as raízes e cultura mineiras e quebrar preconceitos, ao mostrar que apesar de estarmos tão longe, somos tão semelhantes.

Motivado por um ano sabático que aconteceu em 2016, o fotógrafo mineiro Rodolfo Lage teve contato com culturas milenares desenvolvidas do outro lado do mundo em contextos completamente diferentes dos encontrados em Minas Gerais. No entanto, apesar de particularidades tão distintas, ele surpreendeu-se ao encontrar similaridades mais próximas entre as culturas mineira e asiática, como paisagens e costumes, do que as semelhanças identificadas entre a cultura mineira e a amazônica, por exemplo.

Para Rodolfo, o principal objetivo da exposição é relembrar e manter as raízes culturais: ” ‘Tão longe, tão perto’, surge em um contexto contraditório: de um lado os sentimentos nacionalistas extremistas e de aversão ao estrangeiro que se espalham pelos países ocidentais, principalmente em relação ao oriente, e de outro um cenário de globalização e miscigenação da cultura brasileira (e mineira) com a cultura americana, o que leva ao esquecimento e abandono da nossa cultura”, afirma o fotógrafo.

Através de fotografias divididas em 10 temas (Água, Cidades, Horizontes, Infância, Mercados, Religião, Retratos, Trabalho, Transporte e Vestígios), além de buscar as raízes e criar um sentimento de pertencimento e identidade mineira, ao trazer para o público valores culturais de países tão distantes e identificá-los com os nossos, o projeto pretende aproximar povos tão longínquos, mas que guardam inúmeras semelhanças, e assim, contribuir para a quebra de preconceitos em relação ao “outro”, que muitas vezes é apenas um desconhecido.

A exposição vai até o dia oito de fevereiro no piso L2, na entrada do shopping pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, e ficará aberta ao público durante o horário de funcionamento – das 10h às 22h – durante todos os dias da semana. Depois de Belo Horizonte, as imagens devem seguir para exposições em Betim, Itaúna e Pará de Minas.

SERVIÇO:

Exposição fotográfica: Tão longe, tão perto – Um encontro entre Minas e Ásia

Data: 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018 – das 10h às 22h

Local: Shopping Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061, bairro São Pedro, Belo Horizonte – Piso L2, na entrada do shopping pela Avenida Nossa Senhora do Carmo.
Mais informações:

http://rodolfolagefotografia.com/galeria/tao-longe-tao-perto-um-encontro-entre-minas-e-asia/

 
Rodolfo Lage
(31) 97148-6343
www.rodolfolagefotografia.com
@rodolfolagefotografia