Esporte

Ex-aluno-atleta do Instituto Superação: Formação Pelo Esporte participa de programa Basketball Without Borders da NBA no México

O ala, André Felipe da Silva Candido, de 17 anos, atualmente atleta do Minas Tênis Clube, foi um dos escolhidos para participar programa de desenvolvimento de jovens, organizado pela NBA em parceria com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). André foi um dos oito brasileiros a serem convidados nesta edição do acampamento

Instituto Superação: Formação Pelo Esporte (ISFE), organização não governamental (ONG) que tem como missão contribuir com a formação pessoal de crianças e adolescentes, desenvolvendo competências socioemocionais por meio da integração entre a educação e o esporte, anuncia que André Felipe da Silva Candido, de 17 anos, foi convocado para participar do programa Basquetebol Sem Fronteiras. O acampamento de basquete organizado pela National Basketball Association (NBA) em conjunto com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais nos jovens, além promover o esporte e incentivar mudanças sociais positivas nas áreas de educação, saúde e bem-estar.

“O Instituto Superação: Formação Pelo Esporte (ISFE) foi muito importante para mim, porque eles acreditaram no meu potencial. Eles me formaram, me deram confiança e o estímulo necessário para sempre querer mais e chegar aonde eu estou hoje”, disse André Felipe da Silva Candido, ex-aluno do Instituto Superação e atleta do Minas Tênis Clube.

O ala, de 1,97 metros, chegou no Instituto Superação em 2017, no Pilar Desenvolvimento, pela EE Oswaldo Aranha (SP). Neste Pilar o Instituto Superação forma professores de Educação Física das escolas parceiras, para atuarem no contra turno, promovendo treinamento esportivo com o método DNA Superação para crianças e adolescentes. Após demonstrar enorme potencial, o seu treinador o convidou para participar da seletiva para equipe SUB-12 do Pilar Competitivo, que tem como objetivo preparar os jovens para competições oficiais basquete. Ele passou na seletiva e ingressou para o Pilar Competitivo, durante todos esses anos no Instituto Superação o atleta foi evoluindo seu desenvolvimento esportivo, melhorando suas notas na escola, e a cada dia mais contribuindo com seu time. Em 2020, já no Sub15, o atleta recebeu a proposta de ingressar no Minas Tênis Clube.

“O instituto Superação: Formação Pelo Esporte foi essencial na formação do André. Desde sua chegada, ele demonstrou ser uma pessoa incrível e, com muito trabalho duro, ele recebeu o convite para participar do acampamento da NBA, que será no México. Estaremos na torcida para que ele se saia bem nesse camp e que ele conquiste todos os objetivos na vida dele através do esporte”, comenta Thiago Pérez, treinador de basquete das equipes de base do Minas Tênis Clube.

Conquista inédita no Esporte Brasileiro

André Cândido é o primeiro ex-aluno-atleta do Instituto e o terceiro do Minas Tênis Clube a participar do Basquetebol Sem Fronteiras. No acampamento, que acontece esta semana, com duração de 7 dias, os participantes realizam uma intensa dinâmica de atividades, sendo uma delas compor equipes com nomes reais a times da NBA, sendo encerrado com jogo All-Star com os melhores jogadores do acampamento.

A partir da edição de 2007, um MVP do jogo e um MVP do acampamento são então eleitos. Desde que foi criado, em 2001, o BWB alcançou mais de 2.200 jovens atletas de 120 países e territórios, sendo que 33 campistas foram draftados pela NBA. André que desembarcou no domingo 22, não escondeu a felicidade em participar do camp. “Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram a chegar onde estou hoje, creio que sem essas pessoas e meu esforço, eu não teria chegado onde cheguei. Dei o meu melhor e aproveitei cada minuto da melhor fase da minha carreira. Estive ao lado dos melhores jogadores do continente, isso é incrível”, disse André Felipe. “A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) valoriza muito o trabalho realizado no ISFE, não só por revelar jogadores, mas também por fazer um trabalho além das quadras, abrangendo aspectos socioemocionais. Depois de revelar atletas como Allison Venâncio, Wallison da Silva, Luis Moura e Marcos Arambasic, chegou a vez do André Felipe ter o seu grande momento. O atleta, que iniciou no instituto, acabou de ser convocado para a seleção brasileira sub-18 com 17 anos de idade e irá também representar o Brasil no Basketball Without Borders” comenta Bruno Valentin, Gerente Administrativo de Seleções da Confederação Brasileira de Basketball.

ISFE transformando a vida de jovens e adolescentes

Por meio da prática esportiva saudável e positiva, o Instituto Superação: Formação Pelo Esporte (ISFE) promove de maneira integrada, o desenvolvimento esportivo e socioemocional dos alunos e alunas que fazem parte do Superação. Para 2022, o Instituto estima um crescimento de 133%, passando de 30 para 70 escolas atendidas até o fim do ano. Com isso, cerca de 2.800 mil alunos da rede pública de ensino serão beneficiados.

“Surgimos com o propósito de contribuir e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino por meio da educação e do esporte. Com isso, ficamos muito felizes com essa conquista recente do André, onde vimos o início de sua trajetória em uma das escolas públicas parceiras do Instituto, onde se destacou e foi convidado para mudar de cidade e atuar no MTC. Sua convocação para o acampamento da NBA nos deixa muito orgulhosos e alegres. Ver um ex-aluno-atleta levando os aprendizados e valores do Instituto Superação para o mundo, é muito gratificante”, enfatiza Joana Miraglia, diretora do Instituto Superação: Formação Pelo Esporte (ISFE).

Sobre o Instituto Superação: Formação pelo Esporte (ISFE)

Fundada em 2016, a organização não governamental (ONG) visa contribuir e fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, por meio da educação e do esporte. Através dos treinos de basquete e handebol, o Instituto Superação: Formação pelo Esporte, promove acesso à prática esportiva saudável e positiva, integrando o desenvolvimento esportivo e socioemocional de crianças e adolescentes de São Paulo e Minas Gerais, do ensino fundamental II, que praticam os treinos sob a orientação de profissionais de educação física qualificados pelo Método DNA Superação: método criado pelo instituto, que atrela o desenvolvimento esportivo e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Os treinadores formados pelo ISFE, ensinam e aperfeiçoam as habilidades esportivas, ao mesmo tempo que educam com valores, formando pessoas exemplares, dentro e fora das quadra.

Contatos para a imprensa:

Informações para a imprensa — Weber Shandwick
Instituto Superação: Formação pelo Esporte
Lucas Gomes/ 11 970417460/ E-mail: lgomes@webeshandwick.com
Paulo Lima/ 11 9 8398 -6996/ E-mail: plima@webeshandwick.com
Fotos: arquivo pessoal