Cultura

ESTREIA +GERAES, UM PROGRAMA QUE REÚNE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DE TODAS AS REGIÕES DO ESTADO, NA REDE MINAS, NESTA TERÇA (21), ÀS 20H

A colcha de retalhos é a imagem que surge como uma bela metáfora dessa primeira temporada. Um emendar de partes costuradas pra compor um todo, histórias que se transformam em arte e em abrigo. 

Divulgação Rede Minas

Minas Gerais é o quarto maior estado do país e ultrapassa, em tamanho, países como Espanha e França. Com uma área tão grande, o que não faltam são histórias, arte, cultura e tradições diversas em cada um dos 853 municípios. A viagem é longa, mas a Rede Minas apresenta algumas belezas do percurso com uma nova atração, com um diferencial: todo o material foi produzido por moradores locais, emissoras parceiras e produtores audiovisuais independentes. A proposta é trazer esses olhares, sotaques e escolhas editoriais sob a curadoria/acabamento dos profissionais da TV. Cada episódio de 30 min poderá conter os assuntos mais diversos, passando por história, artes, geografia, comportamento, esportes, turismo, manifestações culturais, artesanato, ciência e tecnologia, etc. Descobertas vindas de cada cidade de Minas são recolhidas, recortadas e combinadas em diferentes cores, texturas e tamanhos. São os retalhos de cada momento, unidos uns aos outros, que formam a colcha/tecido da vida.  

A guia para esse passeio é a jornalista Simone Pio. HISTÓRIAS E HISTÓRA – episódio de estreia Oito cidades de diferentes regiões de Minas Gerais são destaques do episódio de estreia. Direto do centro histórico de Santa Luzia, região central, Simone Pio conduz a visita a Turmalina, Minas Novas e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha; Paracatu, na região noroeste; São Gotardo, no Alto Paranaíba; Bom Jesus do Amparo, na zona central; e Alfenas, no sul de Minas. De brinde, o público ainda confere um destino mais distante, em Portugal. O passeio pela tela da TV promete agradar aos mais diferentes gostos.

As peças em barro do Vale do Jequitinhonha estão nas vitrines de feiras em todo o Brasil e ganham espaço de honra nas casas. Elas também são valorizadas onde são produzidas. “O barro pode ser o brinquedo que a pessoa teve e também pode ser o sustento. Pode ser uma expressão de arte. Pode ser uma manifestação de fé e pode ser uma proteção”. A conclusão é de Luciana Aguiar, produtora executiva do documentário “Barro santo”, depois de realizar o projeto com o coletivo “Meninos de Araçuaí”. Ela participa do programa e fala sobre o desejo de conhecer a história por trás da matéria-prima que motivou o projeto. O +Geraes mostra trechos dessa obra e ainda traz depoimentos com artesãos que trabalham com barro nos distritos de Campo do Buriti, em Turmalina, e Cachoeira do Fanado, em Minas Novas.

Bom Jesus do Amparo é apresentada pelos próprios moradores no programa. Com câmeras de celular, eles registraram a histórica cidade, que é mostrada no programa. Tem, também, a lenda de Mariana Batista, figura conhecida em Paracatu. A história da ex-escrava que se tornou fidalga é contada por Ailton Albernaz e retratada pelos jovens do teatro Casa de Cultura. Saúde e sabor estão na pauta do programa. O +Geraes foi em busca de uma receita de chá que está longe dos sachês encontrados nos supermercados. Vem direto de São Gotardo o modo de fazer a bebida artesanal com cidra que promete ajudar até quem tem labirintite.

Alfenas ou Alfena? Uma fica no sul de Minas Gerais e a outra, em Portugal. O +Geraes traz reportagem que mostra as duas cidades e ainda entrevista um português que conta sobre o município europeu e revela algumas das características comuns, também,  para o mineiro, como os tapetes de serragem.

Com apresentação de Simone Pio, o programa +Geraes vai ao ar na próxima terça (21), às 20h, pela Rede Minas e no site da emissora redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543