Cultura

Espetáculo “Rio do Peixe na História das Minas” encerra Oficina de Teatro de Bonecos em Piracema

Uma noite especial aguarda os moradores de Piracema e região no sábado, 9 de julho. A partir das 19h, os alunos da E. E. Hermenegildo Vilaça apresentarão o espetáculo “Rio do Peixe na História das Minas”, no Centro de Convivência, com histórias, músicas e aventuras sobre a cidade e seus personagens. A peça teatral, que marca o encerramento do projeto “Oficina de Teatro de Bonecos”, é gratuita, aberta ao público e contará com acessibilidade física e de conteúdo.

A peça é resultado da pesquisa sobre a cidade realizada pelos cerca de 100 alunos participantes do projeto. As cenas trabalham os registros históricos e a identidade cultural de Piracema. Durante as aulas eles participaram de jogos teatrais, pesquisas, desenhos, construção de bonecos, figurinos e adereços. “Os alunos tiveram muita garra e talento, comprovando a importância de projetos com foco nas escolas e na comunidade”, comentou Guilherme Aragão, coordenador geral do projeto.

O sentimento de pertencimento, a valorização da cultura e o conhecimento sobre a história local também foram aspectos importantes trabalhados ao longo da oficina e que serão compartilhados com o público nesse espetáculo. Para a J. Mendes, empresa apoiadora do projeto, “é sempre gratificante valorizar o talento e o comprometimento dos jovens de Piracema. Este espetáculo confirma o nosso compromisso com a educação, a cultura e o futuro dos jovens”.

A “Oficina de Teatro de Bonecos”, que teve início em 9 de maio, e é uma realização da Bushido Produções, com o apoio institucional da J. Mendes e o patrocínio da Ferro+, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 192685).

Fonte: Janice Miranda