Cultura

Espetáculo “Psychomachia – Batalha da alma” marca encerramento de Oficina de Teatro de Bonecos em Congonhas

Nesta sexta-feira, 29 de abril, às 19h, os alunos da Escola Estadual Lamartine de Freitas, em Congonhas, apresentarão o espetáculo “Psychomachia – Batalha da alma”.
O evento será realizado na quadra da Escola e marca o encerramento da Oficina de Teatro de Bonecos, projeto realizado na instituição desde fevereiro. A peça é gratuita, aberta ao público e com acessibilidade física e de conteúdo.

O espetáculo é livremente inspirado na obra Psychomachia, do poeta Prudêncio, publicada no início do século V. O termo reúne duas palavras do idioma grego: psyche (alma) e mache (luta). A partir do diálogo com a plateia, a peça busca retratar a importância das nossas atitudes para a construção de uma vida equilibrada e positiva.
O teatro físico, o teatro de animação e a música formam a produção artística desenvolvida ao longo da oficina, que explorou ainda habilidades individuais e coletivas próprias do fazer teatral e da educação.

Durante esses três meses, os alunos exercitaram sua criatividade, expressividade e sociabilidade, por meio da construção dos bonecos, figurinos e adereços, da leitura e da interpretação textual, além dos debates em torno da temática teatral. “É o resultado do talento e comprometimento dos estudantes, que fizeram tudo, dos bonecos à dramaturgia. O espetáculo está muito bonito, será uma noite inesquecível”, comenta Guilherme Aragão, coordenador geral do projeto.

A “Oficina de Teatro de Bonecos” é uma realização da Bushido Produções, em parceria com a Cia. Articulação. O projeto conta com o apoio institucional da J. Mendes e o patrocínio da Ferro+, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 192685).

Fonte: Janice Miranda