Educação

Espaço do Conhecimento UFMG retoma observações no Terraço Astronômico
2 6 2022 miniespaco
Imagem: Vitor Amaro

Após mais de 2 anos , o Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG retomará suas atividades a partir deste sábado,  04 de junho, com o objetivo de  permitir que o público reconheça  as constelações no céu. A atividade é conduzida pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu.  

A observação noturna dos astros é uma das mais tradicionais atividades que o Espaço do Conhecimento UFMG oferece. De acordo com Nathália Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, “estamos retomando a atividade de observação do céu noturno de forma muito especial, observando o aglomerado Estelar Caixinha de Jóias, que possui relação direta com a exposição virtual Sertão Mundo. As principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com o acompanhamento e explicações por membros da equipe do Núcleo de Astronomia”, explicou.

O  Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, “assim, o público poderá novamente contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu”. 

A atividade é  gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento. A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas terá acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade. Serão distribuídas 70 senhas individuais a partir de 17h30 na recepção do museu, por ordem de chegada. Nathália recomenda chegar mais cedo: “Por  se tratar de  uma atividade muito disputada, as pessoas formam fila antes do horário para pegar o bilhete”. 

Atualmente, o Espaço do Conhecimento possui três telescópios, sendo o maior deles do tipo refletor, ou seja, o elemento principal que capta a luz do objeto é um espelho, e o menor do tipo refrator, cujo elemento principal é uma lente. Além deles, um terceiro telescópio é colocado no terraço durante a observação aos domingos, exclusivamente para observação do Sol. Ele possui um filtro especial que permite observar detalhes da superfície solar sem causar danos à visão.

Observações Solares
Nos dias 12, 19 e 26 de junho, a partir das 11h, também será retomada a atividade gratuita de observação do Sol. A atividade é gratuita e também será ofertada a grupos reduzidos de 10 pessoas a cada 15 minutos. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção – serão distribuídas 70 –  a partir das 10h.

Serviço: 
Espaço do Conhecimento UFMG retoma observações no Terraço Astronômico 
Quando: 04 de junho, sábado
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte/MG
Classificação indicativa: a partir de 07  anosVagas : 70 senhas (distribuídas antes na recepção do Museu)
Aberto ao público

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/