Educação

Escolas da Rede Municipal de Ouro Branco terão reconhecimento facial para alunos

A Prefeitura de Ouro Branco deu início à instalação do sistema de reconhecimento facial, facilitando o registro da frequência dos alunos e trazendo mais segurança para os pais. Entre os objetivos está a erradicação da evasão escolar.

Uma novidade que faz toda a diferença. Pensando em melhorar cada vez mais o ensino e a estrutura das escolas de Ouro Branco, a atual gestão, através da Secretaria Municipal de Educação, começou a instalação e treinamento dos servidores para utilização do sistema de reconhecimento facial. Trata-se de um programa que irá trazer ainda mais eficiência na gestão escolar e segurança para alunos e professores. Através do sistema, teremos um aplicativo, que irá funcionar da seguinte forma: ao chegar na escola o aluno se apresenta em um dos dispositivos, realiza o seu reconhecimento facial e sua frequência é registrada automaticamente naquele dia. Em seguida o sistema envia, em tempo real, uma notificação de presença no aplicativo do pai ou responsável.

O dispositivo traz mais tranquilidade e segurança para os alunos, pais e responsáveis ao saber, em tempo real, que o aluno se encontra dentro da escola, visando a erradicação da evasão escolar e implementação de políticas públicas a fim de elevar os índices do IDEB. Os equipamentos serão instalados em todas as instituições de ensino municipal.

As instalações foram concluídas no último mês, onde 52 equipamentos foram instalados.

Outros benefícios

Com o sistema os alunos ganham mais tempo de aula com o fim das chamadas dentro de classe e mais comodidade evitando filas e aglomerações no momento de entrar na escola. Para os pais, o sistema traz a possibilidade de comunicação direta com a escola. O aplicativo também oferece funcionalidades como acesso ao diário de classe e informativos sobre agenda de eventos e comunicados importantes. Há ainda a geração de economia aos cofres do município evitando o desperdício de merenda escolar com a informação da quantidade de alunos presentes nas unidades educacionais.

O equipamento ainda facilita o acesso dos pais às informações da escola como: mensagens, calendário, eventos e convocação para reuniões presenciais. A solução é capaz de enviar informações relevantes de forma segura, com destino individual ou coletivo, bem como é capaz de receber mensagens dos pais e/ou responsáveis facilitando a comunicação deles com a escola e vice-versa.

Fonte: https://www.foconanoticia.com.br/