Tecnologia

Escola SESI São João del-Rei é a vencedora do Torneio de Robótica

Etapa Minas Gerais da competição, realizada neste fim de semana, reuniu 280 competidores, de 36 equipes, que representaram 22 cidades mineiras

Fotos: Lucas Nolasco

A equipe Atombot, da Escola SESI São João del-Rei, é a grande vencedora da etapa Minas Gerais do Torneio SESI de Robótica. O segundo lugar ficou com a Uai Sô, da Escola SESI Itaúna; seguida da Lego Bros MG, da Escola SESI São Gonçalo de Sapucaí. Além dessas três primeiras colocadas, foram classificadas para a etapa nacional da competição – de 27 a 29 de maio, em São Paulo – as equipes Delta, de São João Nepuceno, Amigos Droids, de Belo Horizonte, e Robozeus, de Barbacena.

O jovem Pedro Cordovil de Souza, 13 anos, da campeoníssima Atombot, disse que não cabia em si pela felicidade de representar o estado na fase nacional. “A tecnologia e a robótica mudaram minha vida, minha visão de mundo. Entre tantas coisas, me ensinaram a trabalhar em equipe”, frisou o jovem, que contou participar do Torneio SESI de Robótica desde 2019.

No próximo dia 17, os integrantes da Atombot viajam para Houston, nos Estados Unidos, onde representam o Brasil e Minas Gerais no Word Festival de Robótica. Souza explicou que, em 2021, quando a disputa brasileira foi realizada remotamente, em função da pandemia, a Atombot ficou em segundo lugar. Agora, com a retomada das atividades presenciais, o time de São João del-Rei recebeu o convite para o evento internacional.

WhatsApp-Image-2022-04-03-at-19-27-10.jpeg

Para Sabrina Pereira da Silva, coordenadora de Inovação e Tecnologia do SESI-MG, a participação em eventos como o Torneio SESI de Robótica, propicia ao estudante o desenvolvimento de habilidades muito requisitadas atualmente, como a liderança, o trabalho em equipe, inspiração e engajamento. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e busca novas habilidades e competências”, disse, reforçando, que o ambiente educacional prepara os alunos para essa realidade. “O trabalho com robótica, em sala de aula, faz com que o aluno desenvolva a resiliência, que aprenda com os próprios erros e proponha resoluções de problemas”, afirmou.

0fbcda92-30ce-4d8d-b1ba-16bf36aef042.jpg

Torneio SESI de Robótica 2022 – O festival, que reuniu 280 competidores, de 36 equipes, de 22 cidades mineiras, foi realizado nos dias 3 e 4/04, na Escola SESI Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem. O evento contou com a participação de duas escolas particulares, oito escolas públicas e 26 Escolas SESI-MG.

O torneio é fundamental para que nossos alunos, que fazem aulas de robótica ao longo do ano, colocarem em prática todo esse conhecimento”, afirmou Flávio Roscoe “Temos equipes que disputam fora do país, que estão no topo do mundo. Entretanto, o mais importante é o conhecimento adquirido e o gosto pelas ciências exatas, que será aplicado, posteriormente, nas indústrias e no mercado de trabalho”, comentou Roscoe.
 

6305ab64-8974-4ecb-9c1a-7b7331640f2a.jpg

Christiano Leal, superintendente do SESI-MG e diretor do SENAI-MG, reforça as palavras de Roscoe, ao afirmar que o evento, que acontece anualmente, é a oportunidade dos alunos demonstrarem talento, criatividade e poder de solução de problemas complexos. “O SESI, que tem em seu DNA, a inovação e tecnologia, é hoje o maior complexo educacional do estado, com 35 escolas. Podemos ver a força de seu planejamento educacional em competições como o Torneio de Robótica”, pontuou Leal, feliz com mais uma conquista dos alunos SESI.

6fe2fdf0-aa87-487e-96aa-bc8d8700bc9e.jpg


Conteúdo – Jornalismo 
FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais 
55 (31) 3263-4444 I 7753 I 4555 I 4512 I 4449 
jornalismo@fiemg.com.br
A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.

FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company