Economia

Entrega de certificado Rainforest Alliance para produtores da Zona da Mata mineira

No dia 30 de julho, aconteceu na fazenda cachoeirinha – córrego Cachoeirinha – em Santa Margarida-MG, na propriedade do Engenheiro Agrônomo Tadeu Vieira Otoni, a reunião para entrega do Certificado de Grupo Certficafé – Senar ATeG Matas de Minas em conformidade com o padrão Rainforest Alliance.

“A entrega dos certificados aos produtores membros do grupo eternizou a realização de um sonho! Foi um momento incrível que guardarei para sempre na memória, pois foi conquista inédita. E todo este ineditismo deve-se ao comprometimento dos produtores que abraçaram a ideia e trabalharam com muita dedicação e afinco! Além disso, parabenizo em especial o supervisor Daniel do ATeG nas Matas de Minas e o Senar Minas, que acolheram o projeto da CertifiCafé e aproximou-nos dos produtores Rogério, Tadeu, Dulcineia Prado, Jéssica, Selma, Sebastião Brinate e Gilson, os verdadeiros protagonistas desta história! A conquista da certificação veio para coroar o sonho de visibilidade internacional para o pequeno produtor. O inimaginável aos olhos de muitos hoje tornou-se realidade. Atualmente tudo é possível através da tecnologia, os micro produtores estão no limiar da certificação internacional”, conta Mauro Júnior.

Grupo Certificafé – Leonardo – Luciano e Mauro Júnior

A certificação trouxe organização, visibilidade e competitividade diante de um mercado exigente e que se moderniza a cada dia. A qualidade do café, segurança em todas as atividades da cultura, redução de custo, sustentabilidade e a melhoria do preço de venda que os produtores recebem devido à certificação. Todos se sentem orgulhosos e felizes com os resultados, um passo louvável rumo à excelência na produção de cafés especiais e no avanço dos processos produtivos da propriedade.

A certificação em grupo e a parceria com a Certificafé trouxe muita energia para o processo, tornando-o muito desafiador e ao mesmo tempo agradável e consistente.

Tadeu Vieira Otoni – Engenheiro Agrônomo – Fazenda Cachoeirinha – Santa Margarida – MG

Além da certificação da propriedade Fazenda Cachoeirinha, foram certificadas mais duas propriedades através do SENAR, Sítio Nova Floresta e Fazenda Braúna, uma tripla satisfação para Tadeu Otoni!

Essa Certificação Internacional está abrindo inúmeras possibilidades além de uma enorme visibilidade dos cafés da região no mercado!

Em suma, pode-se concluir que a tecnologia vem avançando cada dia mais. Transformando os produtores rurais e trazendo novas possibilidades. Essa é a base de uma nova história!

Gilson Gomes Clemente – Fazenda Braúna – Santa Margarida – MG

Rogério Dutra – Sítio Nova Floresta – Santa Margarida – MG

Selma – Fazenda Gruta da Liberdade – Divino – MG
Daniel Prado – Supervisor do ATeG nas Matas de Minas – SENAR / Dulcineia Prado, Café Dulce Marias – Sítio Fortaleza – Luisburgo – MG

Sebastião Vinicius Brinate – Sítio Empoçado – Caparaó – MG

Jéssica Conceição do Carmo – Sítio Jasminum – Mutum – MG

Rainforest Alliance: É uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha em mais de 70 países na interseção de negócios, agricultura e florestas. No Brasil, tem mais de 600 parceiros certificados, principalmente nas lavouras de café, cacau, laranja e outras frutas.

O selo RainforestAlliance Certified™ identifica o café cultivado em propriedades que seguem rigorosos padrões sociais e ambientais. Ao adquirir produtos com esse selo, você contribui para a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, dos produtores rurais e de suas famílias.