Turismo & Lazer

Encontro do Corpo Consular de Minas Gerais apresenta o estado para o mundo

Iniciativa propõe estreitar laços com cônsules e promover o turismo mineiro na rota de destinos internacionais

12 4 2022 miniencontro

A retomada das atividades turísticas em Minas Gerais tem sido realizada de forma sólida com as ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para a recuperação do setor. Um desses exemplos é o projeto Minas para o Mundo, iniciativa que faz parte do programa Reviva Turismo, com o objetivo de apresentar o destino mineiro a outros países, e que cumpriu mais uma etapa na segunda-feira (11/4), quando ocorreu o 1º Encontro Consular de Minas Gerais.

O Minas para o Mundo foi apresentado em 2021, em Lisboa (Portugal), durante a Convenção dos Municípios Brasileiros. O projeto tem como objetivo estimular a recuperação do setor no estado. À época, a comitiva da pasta no país deu um panorama da retomada plena das atividades turísticas em Minas Gerais, que cresceu o dobro da média nacional, superando destinos tradicionais brasileiros, como as regiões litorâneas.

Realizado no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, o evento contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, da secretária adjunta, Milena Pedrosa, dos subsecretários de Cultura, Igor Arci, e de Turismo, Ane de Souza Silva, e dos presidentes da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson da Fonseca, e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis.

Também participaram da solenidade, o presidente do Corpo Consular de Minas Gerais, Francisco Pontello, o cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown, o cônsul do Canadá em Minas Gerais, Peter Eriksson, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva, o diretor executivo da Gerdau, Wendell Gomes da Silva, o deputado estadual Mauro Tramonte entre outros convidados, gestores e artistas.

Para a secretária de estado adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, esse primeiro encontro é uma grande oportunidade de Minas Gerais se mostrar para o mundo como um roteiro de viagens com diferentes opções para os turistas. De acordo com ela, os programas e ações da Secult estão fomentando o turismo mineiro em diferentes segmentos, e essa diversidade é um atrativo a mais para o estado.

“Minas é um lugar diverso, com ótimas atrações para todos e todas. Aqui temos nossa Cozinha Mineira, a Mineiridade e tantas outras atrações que fazem desse estado um dos destinos mais procurados no Brasil. Estamos fortalecendo nossas políticas públicas e desenvolvendo outros projetos que, certamente, serão um atrativo a mais para que os visitantes do mundo inteiro se encantem com nosso território”, disse.

O presidente do Corpo Consular de Minas Gerais, Francisco Pontello destacou que, por meio desse primeiro encontro, a missão da entidade será a de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada para consolidar a rota internacional. “É um projeto que nos dá uma dimensão enorme de trabalho e vamos garantir todos os esforços para fazer de Minas um destino buscado por cada vez mais turistas do mundo todo”, pontuou.

Ações de retomada
No âmbito do Programa Reviva Turismo, o Governo de Minas e a Secult têm desenvolvido ações baseadas em três pilares, que são os projetos “Minas para Minas”, “Minas para o Brasil” e “Minas para o Mundo”. De forma estratégica, essas ações foram estruturadas para potencializar a promoção do destino Minas Gerais e garantir a retomada segura das atividades turísticas no estado nos diferentes cenários diante da pandemia de Covid-19.

O Minas para Minas, que teve início há cerca de um ano, relaciona-se ao turismo de proximidade e, ofereceu o destino Minas Gerais para os próprios mineiros. O Minas para o Brasil destacou ações de promoção e comercialização nos modelos B2B e B2C, como, parcerias com operadoras e agências para oferecimento de pacotes para todo o Brasil, ações de audiovisual e turismo autoguiado.

Após as primeiras duas fases da campanha, o estado tem se mobilizado para alcançar o destaque internacional, fazendo contatos com players europeus, companhias aéreas, o trade em geral, operadoras, entre outros, para se posicionar no mercado e estar na vanguarda. É nessa terceira etapa que as ações de promoção do Destino Minas Gerais se concentram em evidenciar o diferencial turístico do estado em relação aos demais destinos tradicionais do Brasil.

Arte e Cultura mineiras
Durante a solenidade de abertura do 1º Encontro do Corpo Consular de Minas Gerais, o público presente pode apreciar uma apresentação especial do conjunto de cordas da Orquestra Ouro Preto, com repertório variado. Além disso, os convidados conferiram uma exposição do artista Marcus Paschoalim, que em breve inaugura galeria de arte no Mercado Novo, ponto turístico e gastronômico em Belo Horizonte.

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/