Saúde

EGRESSA DA UFSJ É PREMIADA EM HARVARD

AMANDA OUCHIDA PESQUISA NOVOS MEDICAMENTOS CONTRA O CÂNCER

A pesquisadora Amanda Ouchida, ex-aluna da UFSJ, participa de pesquisa de novos medicamentos para o tratamento do câncer, pela qual recebeu menção honrosa por seu trabalho no Broad Institute of MIT and Harvard. A cientista fez parte da primeira turma do curso de Bioquímica do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ).

Identificar novos alvos e fármacos para o tratamento do câncer é o principal foco da pesquisa em estágio pré-clínico de que Amanda participa. Difere de outros estudos já existentes, pois possibilita fazer a conexão entre as informações e testar as drogas para vários tipos de câncer ao mesmo tempo.

O Prêmio ScientistA foi promovido pela Dimension Sciences e pelo grupo Mulheres do Brasil do Vale do Silício, para premiar e homenagear mulheres brasileiras que fazem Ciência nos Estados Unidos. O comitê científico avaliou 54 aplicações. Amanda ficou entre as sete finalistas e recebeu menção honrosa pelo trabalho desenvolvido no Broad Institute.

“Esse prêmio representa muito para mim! Mostrou que estou no caminho certo e que, apesar da trajetória não ter sido fácil, meu esforço foi reconhecido. E também vem exaltar nós, mulheres latinas que fazemos Ciência nos Estados Unidos da América, assim como é um incentivo para jovens cientistas brasileiras que querem seguir essa carreira. O ScientistA veio mostrar que tudo isso é possível”, comemora.

Fonte: @ufsjbr