Hoje, 29 de março, é comemorado o Dia Municipal da Viola de Queluz, nosso único bem imaterial tombado pelo Patrimônio Histórico.
Foi neste dia, em 1881 que a viola foi tocada pelo nativo José de Souza Salgado para o imperador do Brasil Dom Pedro II, quando este visitou Queluz de Minas. Dom Pedro, desde então, é considerado o primeiro grande divulgador de célebre instrumento que alcançou fama mundial.
Durante anos a mitologia das Violas de Queluz vem nos iluminando. Patrimônio maior de Conselheiro Lafaiete, terra de múltiplas artes, ao entrarmos fundo na pesquisa e publicação do Livro Viola de Queluz – Família Souza Salgado, de Valter Braga de Souza, nós da Lesma Editores nos surpreendemos com a fama nacional e internacional de tão ilustre instrumento.
Neste dia 29 de março, nossos parabéns as famílias Salgados e Meirelles por ter nos dado de herança esta relíquia. Violeiros, seresteiros, cantadores e poetas do Brasil, saudai entre nós o limiar da erudição. Uma viola é uma vida, um pássaro a cantar, uma árvore a viver na eternidade. Deus conosco.
Osmir Camilo Gomes
Fonte: https://www.fatoreal.com.br/