Cultura

CULTURA RURAL, FAMÍLIA E MINEIRIDADE NO CAMPO SÃO TEMAS DE DOCUMENTÁRIO QUE VAI SER LANÇADO, NA REDE MINAS, NESTA SEXTA (04)
Cultura na roça – costumes e fazeres – crédito Plata Digital

A tradição da cultura rural e a entrada das tecnologias no cotidiano do campo são temas do documentário “Cultura na roça – costumes e fazeres”. O filme mostra a história de famílias que mantêm o agronegócio há gerações e a modernidade que entrou nas fazendas. Gravado em Varginha, Três Corações, Carmo de Minas e Três Pontas, no sul de Minas Gerais, o longa será lançado na Faixa de Cinema, da Rede Minas, nesta sexta (04).

O documentário mostra, através dos relatos, como a sucessão familiar tem sido algo crescente no campo. A tradição rural permanece e a nova geração chega para agregar com novas ideias que acompanham a inserção da tecnologia. A obra traz depoimentos de diversos produtores. Um deles é Ezildo Reghin. O agricultor diz que é possível trabalhar no campo com mais tranquilidade. “Hoje o caminho é a tecnologia. Braçal, nós não trabalhamos mais com nada. A partir do momento em que a máquina despeja o café dentro de uma carreta, você não põe a mão até ele ir para a cooperativa. A gente fez tudo dessa forma”, reflete. O filme mostra, também, como os filhos veem o legado deixado pelos pais e as escolhas e projetos para o futuro.

Para o roteirista Guilherme Garcia, um dos objetivos do “Cultura na Roça” é tornar o vídeo um instrumento de reflexão para todos. “Queremos trazer a cultura da roça, uma das forças motrizes da economia nacional, para mais perto da sociedade urbana. Um dos nossos objetivos foi fortalecer a permanência das famílias no campo e a manutenção de sua cultura retratando os costumes e fazeres da roça, mostrar canções regionais, o patrimônio material e imaterial”, finaliza.

Cultura na roça – costumes e fazeres – crédito Plata Digital

O documentário foi realizado pela Fabs Communication e Plata Digital, produtora de Varginha especializada em vídeos voltados para o agronegócio. O trabalho de pesquisa e identificação das famílias foi feito em parceria com lideranças comunitárias, cooperativas e secretarias municipais de cultura do sul de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A Faixa de Cinema com o “Cultura na roça – costumes e fazeres” vai ao ar nesta sexta (04), às 23h, pela Rede Minas e no site da emissora: redeminas.tv.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social – Rede Minas
tatianacoutinho.tc@gmail.com
tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br
+55 31 3254-3081