Santos Dumont é uma cidade mineira com pouco mais de 46 mil habitantes localizada na Zona da Mata mineira, próximo à Juiz de Fora e Barbacena. Sua história mistura-se com a história da Estrada Real, que foi responsável pelo crescimento da região.
Seu nome é uma homenagem ao conterrâneo Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do avião, que nasceu na Fazenda de Cabangu. Nessa fazenda foi criado o Museu de Cabangu onde está a Casa de Santos Dumont e o acervo de fotos de todos os seus experimentos. Santos Dumont possui diversos atrativos turísticos, como a Estátua do nosso ilustre Alberto Santos Dumont, Réplica da Torre Eiffel em homenagem ao voo com o dirigível em torno da Torre.
Os vagões do Restaurante do antigo Trem de Prata composto pela belíssima e imponente Locomotiva N° 370 “Zezé Leone” que estão estacionados na estação da antiga linha da Central do Brasil onde atualmente funciona um Restaurante. Calçamento original da Estrada Real com 10Km de extensão localizado sentido Antônio Carlos, na altura da Fazenda da Mantiqueira, também conhecida como “Serra do Navio”, neste local estão preservados dois chafarizes que serviam para a parada dos tropeiros.
A Represa da Ponte Preta, que no período do verão é bastante visitada, aonde pessoas vão para nadar, soltar pipa, andar de barco, pescar e acampar. A Represa de Chapéu D’Uvas que permite a pesca esportiva e o turismo de aventura na região, a represa ainda conta com a Matriz em ruínas do distrito de Velha Dores que está cercada pelas águas do Rio Paraibuna.
O distrito de Conceição do Formoso que é caracterizado pelas belezas naturais com montanhas, cidade pacata com casario barroco e rural da época, além de belas cachoeiras, sendo a mais famosa Cachoeira da Fumaça, que encantam os visitantes.
A gastronomia é conhecida pelo seu Doce de leite Borboleta e o Queijo do Reino que é famoso e compõe o Mapa Gastronômico de Minas Gerais e o Programa Terroirs da Estrada Real.
Casa de Cabangu
Ele é o principal atrativo turístico de nossa cidade. Além do seu grande valor histórico, o local conta de muita beleza natural para um passeio contemplativo com fauna silvestre presente. Apresenta vasta coleção de bens pertencentes à família de Santos Dumont, assim como objetos e documentos relacionados à história da aviação. Fazem parte do acervo também, a réplica em tamanho original do modelo Demoiselle, projetado por Santos Dumont e confeccionado segundo orientações retiradas de suas anotações, feito por artesão local. Guarda a história da rápida estadia de sua família na região na ocasião da construção da Estrada de Ferro D. Pedro II. O parque do museu preserva alguns exemplares de mata nativa, bem como fauna de mata Atlântica. Local de ensaios fotográficos, observação da natureza e estudos históricos.
Igreja de Nossa Senhora das Dores
A Matriz em ruínas está cercada pelas águas da Represa de Chapéu D’Uvas, formada pelas águas do Rio Paraibuna, e o acesso ao local só é possível por conta do forte período de estiagem, onde multidões de fiéis vão para contemplar a igreja e sua fé. Recebe cerca de mil pessoas para a celebração.
Seminário
O seminário Seráfico Santo Antônio está localizado numa região privilegiada ao pé da Serra da Mantiqueira, na cidade de Santos Dumont. Foi fundado pelos freis franciscanos da Ordem dos Frades Menores – OFM, seguidores dos ensinamentos e da doutrina de São Francisco de Assis. A inauguração do colégio foi no dia 18 de fevereiro de 1941 e funcionou, inicialmente, no Educandário Santa Terezinha e a primeira turma contava com 11 seminaristas. Em 16 de abril de 1943, com a inauguração das duas primeiras alas o colégio foi transferido para o local onde funciona até hoje.
Fazenda Mantiqueira
Fazenda setecentista que pertenceu ao inconfidente José Ayres Gomes, citada inclusive nos Autos da Devassa, por ocasião da Inconfidência Mineira.
Estátua de Santos Dumont
Localizada bem no centro da cidade, próximo à prefeitura local e tem uma pracinha muito bonita e bem cuidada, que é ponto de passagem obrigatória da população local. Na pracinha uma atração que vale boas fotos , uma estatua de Santos Dumont, em tamanho natural, assentado em um dos bancos, Em frente à pracinha outra curiosidade, uma réplica da famosa Torre Eiffel de Paris, e de um dos dirigíveis projetados pelo ilustre filho da localidade.
Memorial Ferroviário
É sabido e notório que toda a história do município de Santos Dumont está intimamente ligada a abertura do “Caminho Novo”, e mais tarde à construção da linha férrea, desta maneira resgatar e preservar sua memória ferroviária tem sido constante. O memorial é composto por objetos, ferramentas, peças de locomotivas, maquinário da época de 1920/1930. Aberto ao público para pesquisas e estudos , assim alimentando a cultura ferroviária do país.
ATRAÇÕES NATURAIS EM SANTOS DUMONT
Enfim, venha se deliciar e conhecer a cidade!
Fonte: https://www.minasgerais.com.br/