Cidades

Conheça Minas Gerais – Rio Espera

Pacata cidade do interior mineiro, Rio Espera se localiza na Zona da Mata e fica a 125 km de Belo Horizonte.

A região, foi, primitivamente, habitada pelos índios Croatas e Puris, de origem Tupi. Em 1710, o bandeirante Manoel de Melo, depois de passar pelo arraial de Itaverava, atravessou a barco a antiga região de Guarapiranga, que por causa do Rio Piranga, passou a chamar-se Piranga e chegou a um local que achou apropriado para servir como ponto de espera de seus chefiados, exploradores paulistas que foram divididos em três grupos e partiram em rumos diferentes.

Notícias de Rio Espera - Minas Gerais: Rio Espera tem história - parte - 1

Depois retorno do grupo, Manoel de Melo, encantado com a beleza do local marcado para espera dos seus liderados, e percebendo que o mesmo centralizava todo um potencial de expansão de exploração, foi a Itaverava, a fim de comprar provimentos e em 1711, retorna, lançando nele os fundamentos de uma fazenda, onde começou suas explorações e pesquisas. Encontrou algum ouro de aluvião, mas não tendo a sua extração dado lucros, passou a se dedicar à agricultura, cultivando cereais como arroz, milho, feijão e produtos de pequena lavoura, como verduras e legumes, tudo feito com muita dificuldade, pois a atividade era exercida por processo muito rudimentar.

Para tanto, foram trazidos para a região escravos africanos, já encontrados no seu primeiro meio século de existência, eram numerosos e contribuíram muito para o progresso que, pouco a pouco, se notou no povoado. Os habitantes, animados com o desenvolvimento, requereram ao Bispo de Mariana permissão para ser erigida uma capela em honra a Nossa Senhora da Piedade.

Curiosamente, na primeira vez em que foi concedida, a permissão não foi aproveitada, porque houve desavenças com o abastado português Francisco de Souza Rego, que desejava que a capela se localizasse em sua fazenda, onde hoje, é o município de Lamim, resultando no desaparecimento do documento da Permissão. No entanto, o Bispo, novamente solicitado, fez nova concessão.

Assim, em 1760, foi demarcado o lugar para a construção da capela, tendo esta sido concluída depois de 5 anos. A primeira missa foi celebrada em dia 25 de dezembro de 1765, pelo padre Manuel Ribeiro Taborda, primeiro vigário de Itaverava.

Em volta da Capela, onde é a atual Praça da Piedade, ponto central do antigo povoado, nasceu o distrito de Piranga, que, primeiro, chamou-se de Nossa Senhora da Piedade da Boa Esperança e, criado pela Lei Provincial nº 471, de 1 de junho de 1850 ou 1858, confirmada pela Lei estadual de nº 2, de 14 de setembro de 1891. A cidade que hoje tem o nome de Rio Espera foi criada pela Lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, criou o município, com desligamento territorial da cidade de Piranga.

Constam dos anais históricos da cidade que figuras importantes do cenário cultural brasileiro teriam morado em Rio Espera, podendo destacar como o mais importante o artista Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e que daí, surgiram grandes trabalhos do mestre, como retábulos que foram transportados para outros lugares, além da Pietá, uma obra de inestimável valor para a História da Arte de Minas Gerais e do Brasil.

Nos tempos passados Rio Espera teve um importante papel no abastecimento de produtos alimentícios de Ouro Preto, que era a capital do Estado, tendo passado por muitas transformações ao longo do tempo.

Fabricante da famosa cachaça mineira, o município possui 62 alambiques tradicionais. Histórica, a cidade destaca em seu acervo imponentes igrejas, uma delas com antigas imagens esculpidas pelo mestre Aleijadinho. Entre seus principais atrativos está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade.

As velhas fazendas com suas senzalas remetem ao período colonial. Com suas peças sacras, imagens barrocas e móveis e objetos da época, elas transportam os turistas ao passado.

Aos amantes da natureza, a cidade reserva deliciosas cachoeiras.

ATRAÇÕES NATURAIS EM RIO ESPERA

Cachoeira das Araras

Cachoeira das Araras - Melhores Destinos

E uma cachoeira que foi feita para levar energia elétrica para as casa do fazendeiro e a localidade de Piranguita, tem livre acesso onde todos possam, nadar uma vez por ano na segunda feira de carnaval a população desce o Piranga de boia ate na cidade de Piranguita. Toda a população é convidada para descer o Piranga de boia.

Cachoeira da Ponte Alta

Cachoeira da Ponte Alta

É uma cachoeira de livre acesso com várias pedras bonitas uma caverna onde os índios viveram por muitos anos, lugares que dão acesso para se banhar e tomar um banho em vários poços que tem no decorrer da cachoeira, tem uma pedra onde dá acesso passando e, por baixo dela sai no moinho.

ATRAÇÕES CULTURAIS EM RIO ESPERA

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade

É a segunda maior Igreja de Minas Gerais, se encontra no altar mor da Igreja a imagem da Pietá esculpida pelo mestre Aleijadinho, Muito visitada principalmente na última semana do mês de setembro onde acontece tradicionalmente a festa de Nossa Senhora da Piedade, onde é rezada durante a semana a novela em homenagem a Pietá , havendo também missas todos os dias com a presença das comunidades da zona rural do município, e no domingo um grande número de fiéis na procissão pelas ruas da nossa cidade com a a linda imagem da Nossa Senhora da piedade.

Casarão

É um casarão histórico do município que sediou cadeia, cartório e fórum. Depois que passou a pertencer a Prefeitura, foi instalado a Casa de Cultura, a Secretaria de Turismo, Biblioteca Municipal “Messias Brandão Sol”, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura e Emater. Era um bem Tombado pelo município o estado.

Nossa Senhora dos Milagres

Construída para abrigar a imagem de madeira vinda de Portugal, trazida por um tropeiro que quando passando pela cidade seu cavalo disparou , ele gritou clamando por Nossa Senhora dos Milagres e dessa forma o o animal parou imediatamente. Alguns meses após esse acontecimento, no mesmo local foi construída uma igreja e em seu altar mor foi colocada a imagem de Nossa Senhora dos Milagres.

Para saber mais, acesse https://www.minasgerais.com.br/

Fonte: https://www.minasgerais.com.br/ ; http://www.institutoestradareal.com.br ; https://rioespera.mg.gov.br/ ; https://portalaventuras.com.br/