Cidades

Conheça Minas Gerais – Alto Caparaó

Localizada na Zona da Mata Minas Gerais na divisa com o Estado do Espírito Santo – Leste do Estado de Minas Gerais, a cidade faz divisa com os municípios de Caparaó, Alto Jequitibá, Manhumirim e com o Estado do Espírito Santo, Iúna. Em 1928 veio adquiri terras na região o senhor Francisco Valério pai de Joaquim Valério da Silva, considerada tradicional. Os primeiros a chegarem foram: os Alemães, os Suíços, Portugueses e Italianos que vieram de Nova Friburgo, Estado Rio de Janeiro. Fugindo de suas terras de origem, ou como imigrantes, depois vieram para Caparaó atraído pelo clima frio semelhante a suas Pátrias.

As primeiras religiões a surgirem foram; a Igreja Católica, Presbiteriana, Adventista e Batista, o que hoje a torna e da á uma característica própria, devido ás muitas religiões existentes.

Alto Caparaó tem a sua origem por volta dos anos de 1900. Em 1948 uma população de 600 moradores ocupando 80 casas já estavam registradas nesse povoado.

Havia poucos costumes sociais. Era alguns bailes que se dançava o samba ou a valsa de três.

Também em 1948, chegou para esse Município o senhor Inimá Novaes de Campo, que juntamente com o povo fizeram mutirões, traçou ruas, pontes, praças e estradas, inclusive a que leva ao Pico da Bandeira, solicitando mais tarde um pedido ao Presidente da República para a criação de um Parque Nacional em Caparaó. Em 1961 foi Criado o Parque Nacional do Caparaó.

O Distrito de Alto Caparaó foi criado em 30 de dezembro de 1962. Em 1967 inspirado pelo sucesso de Fidel Castro em Sierra Maestra em Cuba, alguns revolucionários Brasileiros fizeram um acampamento de treinamento de guerrilha no alto da serra do Caparaó. A descoberta do movimento da guerrilha levou a localidade cerca de 10 mil soldados e a Força Área Brasileira para efetuar a prisão dos guerrilheiros. A presença de tanques de guerra e aviões de combate foi um fato que para sempre marcou a vida das pessoas que viviam em Alto Caparaó.

Pela Lei n° 8.285 de outubro de 1982 o Distrito de Caparaó velho passou a se chamar Alto Caparaó e através do plebiscito popular, emancipou-se do Município de Caparaó em 1995.

Significado do Nome
Seu nome tem origem indígena e significa Águas que Rolam das Pedras, porém, existe uma lenda que diz que Ó era nome de um boi muito bravo que vivia dentro da área do Parque e, um dia, 3 boiadeiros subiram a serra e conseguiram laçar o Ó. Para comprovar o ato de bravura caparam o Ó , ficando a região conhecida como Caparaó.

Alto Caparaó destaca-se pelo turismo ecológico. O principal atrativo do destino é o Parque Nacional do Caparaó que abriga o Pico da Bandeira com 2.892 metros de altura, o terceiro mais alto do país e que recebeu esse nome por ter sido considerado por Dom Pedro II o ponto mais alto do país para hastear a bandeira brasileira na época. O município oferece também cachoeiras como a do Poço do Egito – com piscinas de águas cristalinas, da Pedra Roxa, das Andorinhas e também o maravilhoso Vale Encantado – que como o nome sugere, é um belo vale com diversas cachoeiras e piscinas naturais cristalinas. Dentre os principais atrativos culturais de Alto Caparaó estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o Observatório Astronômico. A cidade também integra o Roteiro Caminho da Luz.

Parque Nacional do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó

Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol. O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG – “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no ES – “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e na “Macieira”. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.

Pico da Bandeira
Pico da Bandeira

Localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó, Unidade de Conservação na divida de Minas Gerais com o Espírito Santo, o Pico da Bandeira é o terceiro maior ponto do Brasil, com 2.890 metros de altitude – apenas 100 metros menor que o primeiro lugar, o Pico da Neblina. Para chegar ao topo do Pico da Bandeira saindo de Alto Caparaó (MG), a caminhada dura cerca de 7h, mas também é possível fazer parte do caminho de jeep, totalizando uma distância de 14 km, ida e volta. Como o Parque Nacional do Caparaó dispõe de área de camping, muitos visitantes dormem no parque para assistir o nascer do sol do alto da montanha, o maior espetáculo do pico.

Turismo em Minas Gerais | Alto Caparaó
Vale Encantado

Vale Encantado é uma cachoeira de beleza exuberante acima de 1.970 metros de altitude, se encontra nas dependências do Parque Nacional do Caparaó, sendo um dos pontos mais visitados do Parque Nacional do Caparaó.

Fonte: Biblioteca Municipal
https://www.altocaparao.mg.gov.br/ ; https://www.minasgerais.com.br/