A CIDADE DA PRODUÇÃO DE CAFÉ E CACHAÇAS ARTESANAIS.
Abre Campo é um município situado na Zona da Mata Mineira, estando a 216 KM da capital Belo Horizonte, e pertencente a Região Turística do Circuito Turístico Montanhas e Fé. Sua economia está baseada na cafeicultura e pecuária de corte e leite e crescendo na área da suinocultura.
Abre Campo destaca-se pela produção de cachaças artesanais, que são produzidas em alambiques tradicionais na região, alguns com mais de 80 anos de tradição. As cachaças artesanais produzidas nestes alambiques são reconhecidas em âmbito nacional, sendo sua produção exportada para diferentes estados brasileiros.
O primeiro conquistador e povoador dos Sertões de Abre Campo foi José do Vale Vieira que ali recebeu sesmaria em 1755. Outros exploradores aí se fixaram e, por provisão de 15 de outubro de 1741, o bispo, Dom Frei João da Cruz criou a freguesia com o título de Santa Ana e Senhora do Rosário da Casa da Casca.
Para a adoção do topônimo Abre Campo existem duas versões. Uma delas conta que, na época da penetração dos bandeirantes, esteve naquela região um português de nome Marco, que com seus companheiros brandiam contra os troncos das árvores exclamando em altas vozes. “Abre-Campo! Abre-Campo!”. Noutra versão, a origem do nome é devida a tribo indígena denominada Cataxós ou Catoxés, que em língua indígena significa Abre Campo.
Desde 1734, a mando do conde das Galveias, Matias Barbosa da Silva, um dos abridores da picada de Goiás, passou ali numa bandeira com 70 homens e mais 50 escravos para atacar os botocudos. Passou pelas Escadinhas da Natividade e fundou o Presídio efêmero de Abre Campo. Em 1770 houve um litígio com o vigário de São José da Barra Longa, mas o arraial se reconstituiu.
Algumas atrações turísticas
Um dos principais atrativos, a Cachoeira do Memorial Cotochés chama a atenção pela beleza e paisagismo com suas quedas e área verde ao seu redor.
A cachoeira é mais um belo projeto do paisagista e artista plástico Alexandre Magno, que foi convidado pelos gestores do memorial para melhorar o visual do antigo córrego que passava pelo terreno.O resultado é surpreendente, e a cachoeira construída com pedras artificias feitas de materiais reciclados, rodeada por um lindo jardim e de animais feitos de madeira que representam um pouco da história da Cotochés, é um chamativo para belas fotos.
O Memorial Cotochés está nas margens da BR 262 e oferece aos visitantes serviços de restaurante, lanchonete, hotel e loja de produtos mineiros, além da tradicional Passarela do Queijo com degustação de produtos nacionais e internacionais.
A tradicional Festa do Café com Leite foi criada com o intuito de promover e valorizar os principais produtos que movem a economia municipal, sendo eles o café e o leite. Durante o evento são realizadas palestras para os cafeicultores e pecuaristas, torneio leiteiro a nível municipal, concurso da Garota Café com Leite, barraquinhas típicas com produtos derivados do café e do leite e shows artísticos e culturais.
Conheça também:
- Represa do Emboque a 24,8 km de Abre Campo, em Raul Soares, MG.
- Minas Beach Parque aquático a 31,4 km de Abre Campo, em Raul Soares, MG.
- Castelo do Café a 48,5 km de Abre Campo, em Manhuaçu, MG
Centro de Informações Turísticas – CIT:
Informações: Prefeitura Municipal de Abre Campo
Endereço: Rua Santo Antônio, 228 – Centro/ CEP: 35.365-000
Telefone: (31) 3872-1254
Fontes: Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Abre Campo, www.minasgerais.com.br , www.viagemturismoaventura.blogspot.com , www.pelasestradasdeminas.com.br