Sociedade

Congonhas comemora Dia Internacional da Mulher com ações de conscientização

O Centro de Referência da Mulher de Congonhas, em parceria com outras secretarias, promove diversas ações de conscientização. Esse ano o tema será: “Mulher merece respeito e direitos!”

Uma das atuações é a parceria com o Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC), na qual serão entregues às mulheres que utilizam as Unidades de Saúde, uma cartilha com informações e orientações sobre situações de ciclos de violência doméstica, medidas protetivas, telefones para denúncias, dentre outros.

Em março o trabalho de conscientização está sendo intensificado nas escolas municipais, com a distribuição de cartilhas educativas para alunos do PESC do 8º e 9º anos. Em sala de aula, os professores irão abordar temas relacionados sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, bem como as lutas contra violência doméstica que podem acontecer de formas distintas, sendo patrimonial, física, psicológica, sexual e moral.

Ações da Prefeitura de Congonhas visam conscientizar para a situação feminina
Ações da Prefeitura de Congonhas visam conscientizar para a situação feminina

Desigualdade Racial

A desigualdade racial é um agravante para a violência contra a mulher. De acordo com uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil houve um crescimento da violência contra mulheres negras nos últimos anos. Para tratar esse tema, dentro do mês de março, representantes do CRM e da Promoção da Igualdade Racial farão intervenções nas escolas estaduais que recebem alunos do 8º e 9º anos. O objetivo é fomentar a discussão sobre esse tema e reforçar a importância da conscientização e denúncia.

Essa mesma abordagem será feita também com mulheres do Ambulatório de Saúde Mental para tratar sobre a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha e os serviços socioassistenciais.

Para finalizar o mês de março, o CRM em parceria com os servidores da Igualdade Racial e SEDAS, de forma lúdica apresentarão uma peça teatral para os colaboradores da Secretaria de Obras para uma reflexão sobre igualdade e respeito.

 Blitz Educativa

Nesta terça-feira (08/03), o Centro de Referência da Mulher promoverá em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Polícia Militar e Guarda Municipal de Congonhas, uma blitz educativa no centro de Congonhas. Durante a ação serão distribuídas cartilhas para orientar a população.

Fonte: https://fatoreal.com.br/