Saúde

Como lidar com o medo de engordar no inverno?

Chegou a estação mais fria do ano. E este ano o inverno está bem diferente que o normal, pois estamos em isolamento social. Muitas pessoas estão em casa, trabalhando em home office e com a queda da temperatura vem o aumento do apetite e com ele o medo de engordar.

Mas será que realmente é verdade que engordamos mais no inverno?

Muitas pesquisas explicam e responde essa questão. Durante essa época o apetite aumenta porque o nosso gasto energético é maior, ou seja, o nosso metabolismo aumenta porque o corpo gasta mais energia e com isso comemos mais, porque o nosso apetite aumenta para manter a temperatura do corpo normal.

E com o aumento da fome ficamos mais propensos a consumir alimentos ricos em gorduras e carboidratos, que são fontes de energia rápida. Por isso é comum desejar comer uma sopa, um caldo ou uma lasanha, chocolate quente… do que comer uma salada.

Isso é normal, acontece com todos nós. E não deve ser motivo para você se preocupar e começar com dietas malucas, restritivas.

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, 95% das pessoas que emagrecem fazendo dieta, tem um reganho de peso ou engordam ainda mais. Então se as dietas não são sustentáveis a longo prazo, será que você precisa se submeter a mais uma dieta no inverno? Por que quando a primavera chegar, os quilos perdidos podem vir juntos.

O melhor caminho ao invés de passar fome é ficar atento aos sinais do seu corpo. Quando estiver com o estomago vazio, que é um dos sinais de fome, significa que é hora de comer. Quando o estomago estiver confortavelmente cheio, significa que é hora de parar de comer, pois a saciedade chegou. Perceber os sinais de fome e saciedade é tão importante quanto respeita-los, porque desta forma iremos evitar excessos alimentares futuros e estaremos fornecendo energia necessário para o corpo.

E quando você respeita os sinais do seu corpo, você não precisa deixar de comer os alimentos mais calóricos por medo de engordar, porque ao respeitar esses sinais você come o suficiente, sem exageros.

Então permita-se comer os alimentos que você gosta. Faça aquela sopinha caprichada, varie a sua alimentação e não esqueça de usar um bom agasalho para ajudar aquecer o seu corpo.

Para te ajudar vou disponibilizar um e-book com receitinhas fáceis, nutritivas e muito gostosas para aquecer o seu corpo e espantar o frio.

Para baixar o e-book gratuitamente acesso o link abaixo.

Bom apetite.

Link do e-book: https://forms.gle/yxVECi3ArvU2vxff6