Colégio Santa Marcelina de Muriaé promove Feira de Negócios para estudantes do Ensino Fundamental II

Em sua segunda edição, projeto envolverá mais de 100 estudantes do sexto ano

Projeto visa desenvolver competências em educação financeira, planejamento, marketing e empreendedorismo

Colégio Santa Marcelina de Muriaé acaba de anunciar a segunda edição da “Feira de Negócios”, um projeto educativo que oferece aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais a oportunidade de vivenciar o mundo dos negócios de maneira prática e interativa. A feira, marcada para o dia 28 de agosto de 2024, contará com a participação ativa de mais de 100 jovens com idades entre 10 e 11 anos.

Com o objetivo de proporcionar vivências e experiências imersivas em atividades relacionadas ao comércio, compra, venda, planejamento, marketing e educação financeira, a Feira de Negócios incentiva a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Durante o evento, os participantes criarão suas próprias “empresas”, desenvolvendo habilidades essenciais para o empreendedorismo e para a vida.

De acordo com a Professora de Educação Básica do Colégio Santa Marcelina de Muriaé, Luciene Maria Ribeiro, a primeira edição da feira, realizada no ano passado, foi um grande sucesso, recebendo elogios de pais e da comunidade escolar. “A ideia do projeto surgiu a partir das discussões sobre educação financeira nas aulas. Iniciando com conceitos de poupar, capitalizar e empreender, os estudantes se envolveram profundamente com exemplos práticos, muitos vindos das experiências de suas próprias famílias”, explica.

O projeto

A dinâmica do projeto é centrada no protagonismo dos estudantes. Eles têm autonomia para decidir o nome, logo, propaganda, produtos a serem vendidos, precificação e montagem da feira, sempre com orientação e apoio dos docentes e aprovação dos pais. A participação dos jovens é integral e ativa, com os professores atuando como facilitadores e questionando a viabilidade das ideias apresentadas.

Luciene ressalta que a preparação dos estudantes para a feira ocorre ao longo de todo o projeto, incluindo estudos sobre empreendedorismo, comércio, educação financeira, criatividade e trabalho em grupo. “Durante todo o processo eles aprendem a lidar com frustrações, a aceitar ‘não’ como resposta e a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades socioemocionais e cognitivas essenciais”, observa.

A especialista explica, ainda, que a Feira de Negócios proporciona benefícios significativos para os estudantes, como o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, empatia, cooperação, argumentação, resolução de problemas, adaptação às mudanças, criatividade e cidadania digital. “Em termos acadêmicos, o projeto abrange disciplinas como matemática, educação financeira e língua portuguesa, integrando conteúdos e promovendo uma aprendizagem rica e contextualizada”, finaliza Luciene.

Sobre o Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais. 

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isso alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem, que, por sua vez, está alinhada às principais tendências do mercado educacional.

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