Cipotânea – a cidade do artesanato em palha!

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Cipotânea situa-se na região da Zona da Mata e na Microrregião de Viçosa. O município vive da agropecuária e é conhecido pela produção artesanal em palha de milho. Suas principais atrações são as festas do milho (Julho) e o jubileu de São Caetano (Agosto), que são comemoradas todos os anos.

A origem da cidade de Cipotânea remonta ao ano de 1711, quando naquelas terras chegaram os portugueses Francisco Soares Maciel, Manoel de Medeiros Duarte, Tomaz José da Cunha, Fernando Soares Maciel e Narciso Soares Maciel. Dessa maneira, aquele lugar foi batizado com o nome de São Caetano do Xopotó, tendo celebrado a primeira missa o capelão da comitiva, Padre João Martins Cabrita.

Curiosidades:

Cipotânea é a cidade com maior concentração de Caetanos no Brasil, de acordo com a prefeitura local cerca de 50% de sua população leva o nome Caetano ou Caetana no documento de identidade. E praticamente um Caetano em cada esquina, com inúmeros xarás, fica fácil confundir as correspondências.

O Artesanato em Palha
A cidade conta com um artesanato extremamente qualificado e incomum, feito com a palha dos milhos colhidos pelos agricultores da região e tecido por suas esposas. Desse modo a atividade econômica principal está ligada a agropecuária e ao artesanato.

A indústria manufatureira tem seu principal destaque no artesanato. Como grande produtora de milho, aproveita a palha para diversos produtos artesanais como bonecas, tapetes, cestas e outros artigos que são exportados para Europa e Canadá. Hoje a cidade conta com mais de 30 famílias de artesãos cadastrados na Associação dos Agricultores e Familiares de Cipotânea. Mas ao todo, estima-se que o município conta com mais de 1500 famílias de artesãos, sendo também uma importante atividade cultural.

A maior festa da cidade, sem dúvida é a Festa do Milho, criada na gestão do Sr. Jonathas Pedrosa em 1983, sendo realizada todos os anos na Praça Nair Bernardes Barbosa. Uma curiosidade é a roupa da rainha da festa, toda confeccionada com palha de milho.

Religiosidade

A primeira construção de que se tem notícia por lá, foi a da capela dedicada a São Caetano do Xopotó, construída 1755, que na década de 1950, deu lugar a um novo templo. A cidade conta também com o Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário, que se apresenta anualmente na Festa do Rosário em Cipotânea. Grande parte das manifestações culturais locais é vinculada às festas religiosas, sendo a maior delas o Jubileu de São Caetano, celebrado em agosto há quase cinquenta anos.

Compartilhar

John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados