Único evento audiovisual do país dedicado a preservação, história e educação será realizado de 3 a 7 de setembro de 2020 com edição especial online e gratuita
Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 15ª edição, de 3 a 7 de setembro de 2020 reafirmando o propósito de ser um instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.
Em atendimento ao momento atual de pandemia de Covid-19, em que o distanciamento social é a recomendação para salvar vidas, a Universo Produção planejou uma edição especial do evento transferindo para o ambiente digital a programação e o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente.
“Estamos diante de um momento complexo em que salvar vidas é o que importa e, por outro lado, adaptar é a palavra de ordem para enfrentar as mudanças, pensar em estratégias de atuação visando dar continuidade às nossas realizações e encarar este imenso desafio que o setor da indústria criativa como uma forma de expansão e crescimento. Por isto, a CineOP comemora 15 anos num tempo histórico em que o evento acontece na tela, em cenário digital”, destaca a coordenadora da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.
Trata-se de um programa audiovisual que promove o FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO, realiza um PROGRAMA DE FORMAÇÃO, dissemina a INFORMAÇÃO, produz e difunde CONHECIMENTO, cria OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS, realiza ações e atividades sociais, culturais e educacionais, gera desenvolvimento social, humano e econômico, renda e empregabilidade em Minas Gerais e no Brasil.
A programação está estrutura em três temáticas: preservação, história e educação e o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir a filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação participando do programa de formação do evento que vai oferecer oficinas, masterclasses internacionais e debates temáticos.
A 15ª CineOP será online e gratuita. Basta acessar o site www.cineop.com.br e começar a participar da extensa programação.
CINEOP – 15 ANOS – O EVENTO QUE TRATA CINEMA COMO PATRIMÔNIO – O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma iniciativa pioneira no circuito de festivais e mostras de cinema a agregar valor de patrimônio à Sétima Arte e contribuir com um olhar para a história a partir do contemporâneo, em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. Idealizada em 2006 para estar a serviço da preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro, foi acolhida de imediato por instituições, técnicos, pesquisadores, historiadores, colecionadores, jornalistas e colaboradores, que a elegeram fórum de reflexões e encaminhamento de ações do setor da preservação.
O perfil amplo da Mostra permitiu muitos cruzamentos e descentramentos de pontos de vista, perspectivas e abordagens. Tornou-se palco de encontros, discussões e decisões do setor da preservação, que clama por atenção e políticas públicas em um mundo hiperacelerado e tecnológico, que muitas vezes esquece ou negligencia a sua própria história.
A Mostra de Cinema de Ouro Preto estrutura sua programação em três temáticas: Preservação, História e Educação. E preocupa-se com estratégias, instrumentos, agentes e políticas que viabilizem transformações necessárias a uma sociedade mais justa, ativa e preocupada com seu patrimônio humano, histórico, cultural e artístico.
Em suas edições anuais, a CineOP promove o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino, que reúnem centenas de profissionais de vários estados.
Ao celebrar 15 anos de realizações em 2020, a CineOP propõe fazer um balanço, pensar as perspectivas e os desafios políticos, econômicos, tecnológicos e educacionais que cercam o setor em suas múltiplas dimensões.
“Olhando o início, e neste ano comemorando 15 anos de realizações, a proposta de fazer uma mostra de cinema dedicada à preservação, que parecia uma aventura, e hoje é mais que um evento: é uma declaração de princípios em favor do fortalecimento do cinema nacional – que polariza importantes ações de formação, reflexão, exibição e difusão que pode ser vivenciadas na conquista de um trabalho coletivo”, ressalta a coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.
Em 15 anos, muita coisa mudou. O cinema brasileiro passou por profundas transformações e avanços. A própria ideia de preservação audiovisual começou a alargar o seu escopo, ultrapassando a sempre dominante presença do filme cinematográfico e incorporando acervos de televisão, materiais domésticos, videogames, conteúdo web e muitos outros suportes. Mas ainda há muitos desafios pela frente. O cinema, como arte que retrata o homem e sua complexidade, merece ser preservado, ter as condições para o acesso, a pesquisa e a educação.
Neste sentido, a CineOP prossegue reafirmando sua vocação e propósito e ampliando a participação e o diálogo entre preservação, história e educação e faz do cinema uma ponte de conhecimento e aprofundamento da história e seus desdobramentos contemporâneos. Uma trajetória alicerçada no compromisso de expressar toda a diversidade social e humana brasileira.
ALCANCE E RESULTADOS DA CINEOP EM NÚMEROS
Os números consolidam a relevância e alcance da CineOP no panorama audiovisual brasileiro como espaço de encontro, fórum de discussões, tela de apresentações e instrumento de visibilidade e valorização da criação cinematográfica de todos os tempos em diálogo com a educação. Ao longo de 14 edições, a Mostra promoveu 83 dias de programação gratuita, com 465 sessões de cinema e a exibição de 1115 filmes (216 longas, 67 médias e 832 curtas).
A CineOP recebeu mais de 3.750 convidados, entre eles, 37 convidados internacionais e mais de 800 profissionais de imprensa credenciados. Promoveu 15 edições do Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória; 15 edições do Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais e 10 edições do Encontro da Educação – Fórum da Rede Kino, totalizando 210 debates.
Por meio do Programa de Formação Audiovisual, já realizou 105 oficinas e workshops e 01 masterclass. Promoveu, em parceria com a rede pública local, 41 sessões do projeto Cine Expressão – A Escola vai ao Cinema, com exibições especialmente selecionadas para crianças, adolescentes e jovens.
Promovendo diálogo do cinema com todas as artes, a CineOP promoveu 14 exposições, 15 cortejos da arte, 07 cine-concertos e 93 shows, com a participação de artistas que têm se destacado na cena mineira e nacional, com trabalhos autorais capazes de colocar em diálogo questões políticas, sociais, estéticas, comportamentais e filosóficas.
Em 14 edições realizadas, movimentou a cidade histórica mineira de Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade, com a oferta de uma programação abrangente, intensa e gratuita que beneficiou mais de 288 mil pessoas.
***
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineOP nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineOP, acompanhar a evolução e notícias do evento, receber conteúdos exclusivos sobre a 15ª edição da CineOP. Canais e endereços:
Na Web: www.cineop.com.br
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: cineop / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.
Participe da Campanha #eufaçoaMostra
Fonte: https://www.ouropreto.com.br/