Chefs barbacenenses do Senac apresentam culinária mineira na Semana da Gastronomia Regional, em Brasília

Evento ocorre entre os dias 03 e 06 de junho

Evento ocorre entre os dias 03 e 06 de junho

Senac em Minas é o convidado da Semana da Gastronomia Regional 2024, realizada pelo Departamento Nacional do Senac, em Brasília, entre os dias 03 e 06 de junho. O evento, que acontece nos restaurantes-escola do Senac Downtown Brasília, Câmara dos Deputados e Senado Federal, visa promover a gastronomia da região.

Com um time de peso, o Senac prepara dois momentos de degustação com aula-show. O cardápio de degustação trará a mistura de ingredientes em composições como pamonha tostada com melaço de cana, creme de requeijão com raspa, farofinha de carne do sol e vinagrete de jiló e, na segunda etapa, goiabada frita com creme gelado de queijo meia cura e crocante de pequi com baru e hortelã. Compõem a equipe o gerente de Alimentos e Bebidas do Senac, Ronie Peterson Costa, o chef executivo do Hotel Escola Senac Grogotó, Mauro Cesar de Paula, o cozinheiro do Hotel Escola Senac Grogotó Carlos André Fagundes e José Sergio Portes, instrutor de formação do Senac Barbacena.

Ronie Peterson

Além da aula-show e menu degustação, haverá a oferta de serviço à la carte e buffet. No cardápio, a equipe mineira promete surpreender os frequentadores com muitas opções da típica gastronomia regional: barriga de porco assada, linguiça de pernil fina, rabada com agrião, frango com quiabo, vaca atolada, costelinha estufada, torresmo pururuca, picolé mineiro com angu branco de Barbacena grelhado, glacê de doce de leite, paçoca de baru com couve, tutu bêbado com ovos, macarronada de roça com queijo curado, tropeiro caipira, entra tantas outras delícias.

Jose Portes

Com o mote “Minas são muitas”, terá uma exposição de panelas de barro, cobre, pedra-sabão, ferro, aço e alumínio batido. “A panela é o espaço onde o cozinheiro e o ingrediente se encontram durante o preparo. Os diversos tipos de panelas desenvolvidas no estado são um legado técnico importante para a qualidade dessa cozinha, quando, desde tempos remotos se observava qual a melhor panela para o preparo de cada ingrediente. A mostra descreve os “muitos” tipos das panelas tradicionais de Minas e seus melhores usos”, revela a assessora de Projetos Especiais do Senac, Vani Pedrosa. O embasamento é fruto da pesquisa realizada pelos Primórdios da Cozinha Mineira.

Mateus Santos
Relacionamento com a Imprensa
(31) 99888-2583

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit