Centenário da caravana modernista é tema de especial, na Rede Minas, neste sábado

O movimento modernista que eclodiu em São Paulo ganhou novos desdobramentos por causa de Minas Gerais
bastidores da gravação do especial 100 anos da Caravana Modernista em Minas Gerais – divulgação Rede Minas

O movimento modernista que eclodiu em São Paulo ganhou novos desdobramentos por causa de Minas Gerais. Há cem anos, artistas desembarcaram nas cidades históricas mineiras durante a Semana Santa em um momento que ficou conhecido na história como a Caravana Modernista. A Rede Minas festeja o centenário com um programa especial dedicado ao tema. A atração vai ao ar, neste sábado (30).

O programa relembra o grupo liderado por Mário de Andrade, que tinha como integrantes nomes como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. A visita mudou a forma da arte ser encarada e produzida e culminou com a criação do Sphan, hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A jornalista Flávia Moreira resgata o momento e conversa com especialistas. Ela visita Ouro Preto, que tem um capítulo especial nessa história. A cidade foi redescoberta pelos artistas e, depois, tombada como patrimônio nacional e da Unesco.

Com duração de 30 minutos, o especial aborda os desdobramentos dessa caravana modernista paulista em terras mineiras em diversas áreas, como do patrimônio, arquitetura, artes plásticas, literatura, entre outras. Para isso, foram ouvidos vários professores da UFMG que participaram do documentário “Uma carta para Mário” do diretor Armando Mendz, que integrou o projeto “Modernismo em MG” e faz parte desse Especial Rede Minas.

O especial “100 anos da Caravana Modernista em Minas Gerais” vai ao ar neste sábado (30), às 18h30, com reapresentação no domingo (31), às 15h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir o programa, nesse mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/como-sintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
instagram.com/redeminastv
youtube.com/redeminas
tiktok.com/@redeminastv
twitter.com/redeminas
facebook.com/redeminastv
linkedin.com/company/redeminastv

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa

Compartilhar

John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados