Os participantes da oficina vão aprender passos e movimentos do funk. Programação gratuita
Proporcionando um espaço que une a arte, a dança e a música, a Casa Fiat de Cultura abre o projeto “Na sombra das mangueiras” 2024 e realiza a Oficina de Passinho, com o grupo Favelinha Dance, um dos braços do Centro Cultural Lá da Favelinha. O evento será realizado no sábado, dia 11 de maio, às 15h30, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com inscrições gratuitas pela Sympla (bit.ly/OficinaDePassinho).
Da fusão de diversos estilos, como o hip hop, o soul e o jazz, o funk expande os limites do gênero musical para se tornar um movimento cultural. E o passinho surge como uma forma de expressão das vivências das periferias. Passos do break, street dance, capoeira e ballet somados ao improviso se transformam em uma dança de movimentos rápidos dos pés e sincronização precisa.
Durante o evento na Casa Fiat de Cultura, os participantes da oficina vão aprender as bases do passinho, promovendo uma reunião de coreografias e danças. Além disso, terão a oportunidade de conhecer um pouco da história e dos estilos do passinho e suas vertentes dentro do funk.
Quem participar da Oficina de Passinho também poderá conferir, presencialmente, as obras que integram a exposição “Revela”, do fotógrafo Coniiin, em cartaz na Casa Fiat de Cultura. O artista atua há 10 anos na cobertura de eventos, em especial da cena de reggae e hip hop, com artistas negros. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.
O evento “Na sombra das mangueiras: Oficina de passinho” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Sobre o projeto
“Na sombra das mangueiras” é uma iniciativa que valoriza as diferentes intervenções artísticas e propõe a aproximação com o público em momentos de interação nos jardins da Casa Fiat de Cultura. Desde 2014, a instituição ocupa o histórico edifício do Palácio dos Despachos. Além da arquitetura modernista, a edificação abriga a Capela de Santa e os jardins com cerca de 70 mangueiras centenárias, que faziam parte do antigo pomar do Palácio da Liberdade e, hoje, são preservadas pela Casa de Cultura. Agora, o espaço se torna palco de rodas de conversas, oficinas, performances e intervenções que trazem diferentes propostas a cada nova edição.
Favelinha Dance
O Favelinha Dance é um grupo de dança que tem se destacado no cenário artístico-cultural de Belo Horizonte e ganhado reconhecimento internacional. Fundado em 2017, o Favelinha Dance promove estudos relacionados ao funk, realiza apresentações em diversos eventos e tem a missão de difundir e empreender as danças dentro da cultura do funk. Assim, por meio da dança, o grupo busca não apenas promover o entretenimento, mas principalmente se engajar em lutas sociopolíticas, a fim de combater a desigualdade social e as violências urbanas e incentivar o protagonismo negro e juvenil e a ocupação de espaços não ocupados pela periferia.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Na sombra das mangueiras “Lá da Favelinha” | Oficina de passinho
11 de maio de 2024, das 15h30 às 17h
Inscrição pela Sympla: https://bit.ly/OficinaDePassinho
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
[email protected]
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura