CASA FIAT DE CULTURA CONVIDA O PÚBLICO PARA A PALESTRA “ENTENDENDO A ARTE ABSTRATA: DE KANDINSKY A TOMIE OHTAKE”

A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla

Professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG, vai abordar os principais movimentos da história da arte abstrata, explorando suas características e suas reverberações na arte brasileira

Professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG_crédito Maximiliano Barbosa

Em um mundo onde a realidade muitas vezes é interpretada por meio de figurações e representações tangíveis, a arte abstrata emerge como uma expressão desafiadora, convidando-nos a explorar o desconhecido e a contemplar o indescritível. Para falar sobre a arte abstrata e seus principais movimentos na história, a Casa Fiat de Cultura promove a palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake”, com o professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG. O evento será realizado no dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla (https://bit.ly/PalestraArteAbstrata). 

Ao invés de retratar objetos ou paisagens reconhecíveis, a arte abstrata nos convida a contemplar o próprio ato de criação e a interação de formas, cores e texturas. Na palestra, o público fará uma incursão por desde os primórdios revolucionários da arte abstrata, no início do século XX, até sua evolução contemporânea. “Vou explorar o conceito de arte abstrata e os principais movimentos da história que desafiaram as fronteiras da representação figurativa, além de abordar suas influências no cenário artístico brasileiro, como o concretismo, neoconcretismo e tachismo”, pontua Maximiliano. 

O professor ainda vai exemplificar com obras de artistas como Tomie Ohtake – sua pintura “Amarelo” (1997), por exemplo, integra a exposição “Visível Sensível: do colecionismo ao museu”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura –  e outros artistas, como Kandinsky. “Esta é uma oportunidade para que o público possa observar como a arte abstrata transcende a mera representação visual, aprofundando no âmago da emoção e da experiência humana”, ressalta.

A palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.      

Maximiliano Henrique Barbosa 

Maximiliano Henrique Barbosa é pesquisador em história da arte, professor, artista plástico e comunicólogo. É formado em Artes Plásticas pela UEMG e em Comunicação pela UFMG. Possui especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG, mestrado em Comunicação pela PUC e doutorado em Artes pela UFMG. Atualmente trabalho como artista plástico e professor de arte no Instituto Federal de Minas Gerais.  

A Casa Fiat de Cultura  

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.       

SERVIÇO 

Palestra | Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake
21 de maio, às 19h30 , na Casa Fiat de Cultura
Inscrição gratuita pela Sympla: https://bit.ly/PalestraArteAbstrata

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG 

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h   

Informações
www.casafiatdecultura.com.br
[email protected]
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura   

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados