O município encontra-se na região sul de Minas Gerais que ao longo dos anos permitiu o surgimento de inúmeros mananciais que abastecem a cabeceira do Rio Grande criando inúmeras grutas, cachoeiras e cânions. O nome curioso remonta ao período em que a presença de minérios e seu potencial fértil atraíram bandeirantes para a região. Que nas escavações realizadas na serra mais próxima, fizeram com que duas grandes rochas tivessem feições parecidas com enormes rostos rústicos, para quem as via de longe, originando o nome da cidade. Com inúmeras atrações turísticas entre serras e cachoeiras, há uma grande variedade de opções para quem busca aventura, se conectar a natureza, e tranqüilidade.
A “Terra das Cachoeiras” possui 7 Complexos de Cachoeiras, São dezenas de atrações naturais, entre cachoeiras, poços, grutas e escorregadores naturais, e opções para canionismo, rapel, vôo livre, cicloturismo, entre outras. Mesmo nos feriados, é possível encontrar lugares incríveis ainda não descobertos por muitos, são eles:
- Complexo da Zilda;
- Complexo da Vargem Grande;
- Complexo da Fumaça;
- Complexo da Toca;
- Complexo Tira – Prosa;
- Complexo das Onças;
- Complexo da Ponte.
Alguns atrativos de Carrancas:
Complexo da Zilda – A Cachoeira da Zilda é a principal atração, para acessá-la é preciso atravessar um rio, percorrer uma trilha por 15 min até as quedas que formam um poço e uma prainha.
Cachoeira da Fumaça – Faz parte do complexo de mesmo nome, a força de sua queda d’água e a dimensão surpreende os turistas, seu nome se originou devido a névoa formada pelo choque das águas com as pedras.
Chapada dos Perdizes – O ponto mais alto da cidade, proporciona uma das mais belas paisagens, é formada pelo conjunto das Serras das Broas, do Moleque e do Abanador, esta última com cerca de 1.590 metros de altitude.
Cachoeira da Esmeralda – Lindo poço de águas verdes e cristalinas, sua queda d’água não é grande, mas no poço é possível nadar tranquilamente com bastante espaço e também mergulhar e brincar.
Além disso, não deixe de conhecer e levar para a casa artesanato local, lá existem lindas artes em madeira, palha, cristais e tecido.
Onde comer:
Recanto Bar, Restaurante e Café
Onde hospedar:
Pousada Caminho das Águas
Dúvidas e informações, contate o Centro de Atendimento ao Turista de Carrancas pelo (35) 3327-1554
Saiba mais em: https://www.carrancas.com.br/
Lembre-se pertinho da natureza somos bem mais felizes!