Carandaí é conhecida como o “Celeiro de Minas Gerais”
O topônimo Carandaí ou Rio Carandás em vernáculo, originou-se, segundo alguns autores, de caranda – hy – termo tupi, que significa “palmeira d’água”. O Rio Carandaí servia de divisa entre Carijós (atual Conselheiro Lafaiete) e Prados.
Em 1726 um alvará exigiu a ermida de Nossa Senhora das Dores de Carandaí (propriedade particular de um sitiante chamado Manuel Gonçalves Viana), cujos vestiários permaneceram numa Capela deste título dentro da sede do município, hoje completamente inexistente.
A Lei 843 de 7 de setembro de 1923, simplificando o nome, criou o Município de Carandaí, desmembrando-o de Barbacena. Em 27 de abril de 1924, foi instalado o Município.
A Igreja de Nossa Senhora da Glória, mais conhecida como Igreja da Ressaca e considerada o cartão postal da cidade, foi construída em estilo barroco e tombada pelo patrimônio histórico. O acervo arquitetônico da cidade engloba as Igrejas Nossa Senhora Mãe dos Homens e Sagrado Coração de Jesus, a Estação Ferroviária, a Fazenda Contra-Mestre, o Coreto da Praça Barão de Santa Cecília, as Ruínas do Pontilhão da Antiga Ferrovia Pedro II e a Escola de Música da Prefeitura. No âmbito cultural destacam-se o grupo de seresta Os Vagalumes, premiado em diversos festivais, a Banda de Música Santa Cecília e a Festa do Sagrado Coração de Jesus com as danças de congado.
Dicas de Viagem: O destino possui cachoeiras como a da Fumaça e do Campestre, além do Rio Carandaí que é propício para prática de esportes. A Trilha com Vestígios da Estrada Real é boa opção para o turista que gosta de caminhadas.
Atrações
Igreja da Ressaca
Constam em registros que datam do ano de 1736, a primeira capela de madeira, sob invocação de São Brás na localidade da Ressaca. Essa localidade hoje pertencente ao município, já era ponto de encontro de tropeiros e diligências que se dirigiam a Vila Rica de Ouro Preto, portanto, apresentando características de um povoado, anterior ao povoado que originou a sede atual do município. Em 1842 a Capela foi elevada a categoria de Capela pública e a padroeira passou a ser Nossa Senhora da Glória.
Estação Ferroviária

A estação de Carandaí foi inaugurada em 1881. “A cidade começou com uma igreja e dois sobrados laterais, construídos pelo Barão de Santa Cecília, que ali se fixara com seus escravos. O povoado começou a desenvolver-se realmente em 1881, quando foi atingido pelos trilhos da estrada de ferro, que deveriam chegar até Ouro Preto, então capital da Província. Durante 8 anos, que se gastaram na construção de um pontilhão, ficou sendo no município o ponto final da ferrovia. Nesse período Carandaí era ponto de convergência de mercadorias que, vindas do interior em lombo de animais ou carros de bois, se destinavam à Capital do País, ou desta para Ouro Preto e outras cidades da região. Ali permaneciam os tropeiros diversos dias à espera de novas cargas para regressar. Nessa época a cidade chegou a possuir quatro hotéis” (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXIV, IBGE, 1958, p. 362).

O ateliê do Zé Leão recebe visitas de turistas para ver a confecção de peças e efetuar compras e pedidos

Local da primeira hidrelétrica da região que produzia energia elétrica para a cidade de Carandaí. Na época, 50 hertz. A cachoeira tem uma queda de aproximadamente 200m, água limpa, próximo a nascente, local rodeado de vegetação nativa, pássaros e animais de pequeno porte
EVENTOS EM CARANDAÍ E REGIÃO
- FESTIVAL CULTURAL E ENCONTRO DE FOLIA DE REIS em Casa Grande
- FESTIVAL CULTURAL E ENCONTRO DE FOLIA DE REIS em Casa Grande
- FESTA DE SÃO SEBASTIÃO em Casa Grande
ROTEIROS TURÍSTICOS EM CARANDAÍ
- Rota do Queijo Terroir Vertentes
OPÇÕES PARA O SEU LAZER EM CARANDAÍ
- PESQUE E PAGUE MAR E MAR
- PESQUE E PAGUE PARAÍSO
Para saber mais, acesse o site https://www.minasgerais.com.br/
Fonte: https://www.minasgerais.com.br/ ; http://www.camaracarandai.mg.gov.br/