Bordadeira de Lafaiete participa de Bienal Internacional de Arte Naïf

A bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, 88 anos, é a nossa artista na 3ª BINaïf.

No Museu Municipal de Socorro, cidade paulista na divisa com Minas Gerais, acontece, desde setembro até o próximo dia 13, a 3ª BINaïf – Bienal Internacional de Arte Naïf. A linguagem chamada de naïf, primitiva ou ingênua é aquela geralmente utilizada por artistas autodidatas, que costumam retratar o cotidiano ou suas memórias em imagens cheias de cor, sem compromisso com escala, perspectiva ou outras regras do desenho. No catálogo virtual da exposição, a pintura predomina, mas os artistas naïfs também se expressam com desenhos, esculturas, técnicas mistas ou mesmo bordados. É com esta técnica que trabalha a representante de Lafaiete dentre os expositores nacionais e estrangeiros.

A bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, 88 anos, é a nossa artista na 3ª BINaïf. Natural de Catas Altas da Noruega e morando em Lafaiete há mais de 50 anos, ela quis homenagear estas duas cidades em quadros bordados. Um é “Fazenda do Barrado em Catas Altas da Noruega, MG”, em que retrata o local onde morou, durante sua infância e mocidade. A outra obra é “Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Conselheiro Lafaiete, MG”, onde mescla aspectos urbanos – como a capela de Santo Antônio e a estação ferroviária – e rurais – com destaque para a fazenda Paraopeba, o rio e a as montanhas. Assim como em suas almofadas, a bordadeira completa as composições com outros detalhes: sol, gente, bicho, árvore e muita flor. O resultado é sempre bastante colorido e poético, transmitindo sua alegria de viver e criar.

Costureira aposentada, Maria Augusta se dedica ao trabalho comunitário desde 1999, quando ajudou a fundar a Associação AMAR, sendo a sua primeira presidente. Continua participando da diretoria, e também voluntariamente, coordena a biblioteca da entidade, onde dá aulas de bordado livre. Durante o curso, a mestra e suas alunas bordaram almofadas retratando o patrimônio histórico e cultural de Lafaiete. A coleção foi lançada em uma bela exposição realizada pela AMAR na Casa do Artesanato, no final de 2019. Com a pandemia, os encontros semanais foram suspensos, mas cada uma continuou produzindo, em casa, novas peças sobre o patrimônio. Individualmente, Maria Augusta também criou e está bordando uma coleção de almofadas com atrativos das doze cidades que compõem o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, que está completando 20 anos.

Em breve, estas e outras interessantes criações serão mostrados pela AMAR e por outras instituições. Enquanto isto, a mestra bordadeira Dona Maria Augusta recomenda a todos, principalmente à comunidade da AMAR: “- Tomem suas vacinas e continuem se cuidando, porque dias melhores logo virão!”

Serviço:

Catálogo virtual da 3ª BINaïf – Bienal Internacional de Arte Naïf: www.binaif.org.br
Maria Augusta: Facebook: @artedavovoaugusta  /  Instagram: @arteemcasapresentes
Ponto de Cultura AMAR: Facebook e Instagram: @pontodeculturaamar
Fonte: Hélcio Queiroz

Compartilhar

John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados