Cidades

BOCAIUVA E GLAUCILÂNDIA SÃO OS DESTINOS DO PROGRAMA ESTAÇÕES, DA REDE MINAS, NESTA TERÇA (25)

O Estações, da Rede Minas, adentra o sertão mineiro e desembarca em Bocaiuva e Glaucilândia, no norte do estado. A população dessas duas cidades cabe dentro do estádio de futebol Mineirão, mas o movimento nesses municípios já foi maior quando o trem ainda passava.  Hoje a locomotiva deixa saudades, mas ainda apita na memória dos moradores e continua vivo no acervo do museu. O programa mostra alguns desses locais, suas histórias e as transformações provocadas pelo tempo, nesta terça (25).

É impossível não se lembrar da canção “O trem azul”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos, quando se conhece a estação de trem de Bocaiuva. O prédio bonito chama a atenção pelas cores. A ferrovia chegou ao município em 1924 e hoje abriga um museu e a secretaria de Cultura. Muitos desembarcaram na cidade, entre eles Henrique de Souza, pai de Herbert de Sousa, o Betinho. Foi ali onde o sociólogo, que ficou conhecido pela luta contra a fome e a miséria, nasceu. Essas são algumas das histórias que o público vai conhecer na atração.

Bocaiuva – distrito Camilo Prates – divulgação Rede Minas (1)

O programa traz entrevista com o escritor, psicólogo e historiador Roberto Ribeiro de Andrade, que fala sobre o povoamento de Bocaiuva após uma imagem do Senhor do Bonfim aparecer milagrosamente. Tem, ainda, a apresentação musical de jovens da Associação Comunitária Cultural, Desportiva e de Promoção Social de Bocaiuva e de Cecílio Bocaiuva, que declamou uma poesia dedicada ao sertão. Já no distrito de Camilo Prates, a equipe mostra a estação de 1926. A 70 quilômetros de Bocaiuva está Glaucilândia, onde a estação está abandonada. No local, ferroviários falam sobre a importância que o trem tinha para o município.

O Estações vai ao ar nesta terça (25), às 20h, pela Rede Minas. O público também confere a atração no site da emissora: redeminas.tv.

A nova temporada do “Estações” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult – MG). Mais informações no site geraismaisminas.mg.gov.br.

Serviço:
Estações – 3ª temporada
Bocaiuva e Glaucilândia
Data: terça-feira (25), às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Tel: (31) 3254-3000
Whatsapp: (31) 98272-6543

Tatiana Coutinho
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social – Rede Minas
tatianacoutinho.tc@gmail.com
tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br
+55 31 3254-3431