Sociedade

Bloco Zé Pereira Solidário completa 11 anos de atuação em Lafaiete

Nesta terça-feira (04/01), o bloco Zé Pereira Solidário, do bairro Chapada em Conselheiro Lafaiete, completa 11 anos de existência. Para marcar a data festiva, nesta terça-feira haverá uma missa em ação de graças, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus às 19h.

A fundação do bloco começou a ser discutida após um almoço solidário, ocorrido no dia 10 de novembro de 2010. Na época, o objetivo da ação foi adquirir uma cadeira de rodas motorizada e outra especial. Com isso, começaram as ideias de construir uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a ajuda a pessoas com necessidades de locomoção.

Boneco é símbolo do bloco
Boneco é símbolo do bloco

Mais algumas reuniões foram feitas e, no dia 4 de janeiro de 2011, nascia o bloco Zé Pereira Solidário. Com a promoção do Carnaval, através da venda dos abadás, são adquiridas as cadeiras de rodas e cadeiras de banho que são emprestadas a pessoas carentes, com dificuldades de locomoção, sob o sistema de comodato pelo período em que a pessoa estiver necessitando.

Bloco tem ações solidárias
Bloco tem ações solidárias como doações de cadeiras de roda

Nesses 11 anos de bloco, já foram cedidas à população mais de 120 cadeiras de rodas, dentre elas, equipamentos motorizados e especiais confeccionados sob medida. Desde a sua fundação, o Bloco Zé Pereira Solidário promoveu com o apoio de empresários e populares, eventos como almoço, rifa, Natal Solidário, Arraiá Solidário e participou ativamente em campanhas para arrecadação de fraldas, leite e outros

Outra ação é o tradicional Carnaval do bloco Zé Pereira Solidário na rua Duque de Caxias no bairro Chapada. Mas em decorrência da pandemia da Covid-19, o bloco não realizará atividade carnavalesca neste ano de 2022 assim como ocorreu nos últimos dois anos.  

Fonte: https://fatoreal.com.br/