Os barbacenenses, Rodrigo e Thiago, apresentam através da rede social, as aventuras de ‘Galácticos’.
“Em outro sistema solar, desde eras remotas, um antigo cometa influência na existência das Cidades Artificiais”… É assim que começa Galácticos, uma história em quadrinhos criada pelos publicitários Rodrigo Lozasso e Thiago Rossi.
A história que foi lançada no início de dezembro e narra a saga de uma garota que tem sua vida ligada à passagem do astro cósmico, tem sido divulgada exclusivamente na internet. Em uma entrevista online (por que não?) Rodrigo e Thiago contaram como se deu o processo de criação e as expectativas para os próximos números e projetos paralelos.
Tendo interesse pelos quadrinhos e desenhos animados desde criança, ambos contam que acabaram levando esta influência para a vida. Rodrigo tentava imitar os traços dos desenhistas dos estúdios Hana-Barbera e Thiago acompanhava a saga dos Super-heróis favoritos.
“Minha infância influencia, e muito, a minha vida até hoje. Os quadrinhos estavam sempre presentes, com Batman, Super-Homem e a Liga da Justiça. Gostava dos desenhos animados, e quando cheguei à adolescência, me mantive ligado a esse mundo através de filmes e seriados”, relata Thiago.
Rodrigo conta que o projeto Galácticos já existia há cerca de dois anos, desde a época em que fazia curso na Casa de Quadrinhos, em Belo Horizonte, onde recebeu a influência de professores excepcionais e grandes referências. “Porém foi um estilo de desenho que chamou minha atenção. O artista Genndy Tartakovsky. Criador do Laboratório de Dexter, Meninas Super Poderosas e a minha influência direta – Samurai Jack”.
A parceria em Galácticos foi recente e surgiu com um bloqueio criativo de Rodrigo, que apesar de saber o que queria, vinha tendo dificuldades para desenvolver a trama. “Comecei os ‘Galácticos’ com uma ideia na cabeça e um roteiro cheio de buracos. Quando cheguei em uma etapa da criação, o bloqueio criativo apareceu! Não conseguia mais desenvolver a história. Sabia o que queria, mas não consegui juntar as peças da trama. Foi quando a lâmpada da ideia apareceu sobre a minha cabeça. Eu tenho a pessoa chave para isso! O Thiago sempre gostou de escrever é um excelente dominador de narrativas fantásticas. Por que não? Assim fiz o convite e ele aceitou! ”.
A revista foi lançada no dia 04 de dezembro, através do Facebook, na página que divulga os trabalhos de Rodrigo, a Loza Artes, em parceria com a página também na rede social que divulga os textos de Thiago, Café com Crase. Rodrigo explica que essa decisão levou em conta a disseminação do trabalho, mas também não descartou a possibilidade de edições impressas para o futuro. “O mundo hoje é online! Levamos em consideração também a disseminação. As redes sociais nos permitem essa mobilidade viral. Temos o projeto de lançar os ‘Galácticos’ impresso, mas isso é a longo prazo”. Thiago relata que somente para a edição de lançamento, a Fan Page teve um aumento de 20% nas curtidas e o alcance chegou a mais de duas mil pessoas.
“Olhando em números gerais e considerando o tanto de informação que corre nas redes, foi um excelente resultado”, completa.
Texto : Flávia Siqueira