Olá pessoal lembrando que faltam 39 dias para as olimpíadas do Rio de Janeiro, vou falar de mais uma modalidade olímpica, o Badminton.
O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática destes esportes são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuía o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.
Campo e os equipamentos
O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.
Objetivo e regras do jogo
O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.
Principais golpes (batidas):
– Drop shot: batida curta em que a peteca (volante) cai junto à rede.
– Lob: batida forte e longa em que a peteca encobre o jogador adversário.
– Drive: batida rápida e paralela ao chão. Nesta jogada a peteca passa bem rente a rede.
– Smash: parecida com a cortada do Voleibol. É uma batida rápida e forte na peteca, na direção de cima para baixo.
Destaque na história do badminton:
– A tailandesa Susi Susanti ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992).
– A coreana Bang Soo-Hyun ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996).
– A dinamarquesa Camilda Martin foi campeã mundial em 1999 e vice-campeã nas Olimpíadas de Sydney (2000).
– O chinês Lin Dan, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012).
Curiosidades:
– A peteca de badminton possui 16 penas de ganso.
– O badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.
– O badminton é um jogo muito rápido e a peteca (volante) pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada.
– As competições internacionais oficiais de Badminton são organizadas pela IBF (Federação Internacional de Badminton).
– No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBB (Confederação Brasileira de Badminton).
– As principais competições de badminton são: Copa Sudirnan (duplas masculino e feminino), Copa Thomas (duplas masculinas), Copa Uber (duplas feminino). Porém, a competição mais importante é o Campeonato Mundial de Badminton. O último ocorreu em Jacarta (capital da Indonésia) em agosto de 2015. O próximo Mundial ocorrerá em 2017, na cidade de Glasgow (Escócia).
– O badminton é uma modalidade das Olimpíadas desde 1992.
– Atualmente, a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial. O país foi o que mais ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Outros países muito fortes neste esporte são: Indonésia e Coreia do Sul.
– O jogador de badminton que obteve grande destaque nas Olimpíadas de 2008, realizada em Pequim, foi o chinês Lin Dan. Ele foi campeão na categoria masculino simples. Já em 2012, nas Olimpíadas de Londres, Lin Dan repetiu o feito e ganhou novamente a medalha de ouro na mesma categoria.
Professor Leonardo Santos
Licenciado e Bacharel em Educação Física UNIPAC (2008)
Especialista Em Atividade Física em Saúde e Reabilitação cardíaca UFJF (2010).
Coordenador da Academia Master Fitness – Barbacena MG
Personal Trainer CREF 019722/G-MG