Notice: Undefined variable: categoria in /home/vivaminas/www/wp-content/themes/vivaminas/content.php on line 26

Artista francês Saype faz pintura sobre impactos da mineração em Brumadinho e participa de diversas atividades em solidariedade às vítimas

Nesta sexta, dia 22, Saype participa de roda de conversa ‘Memória não morrerá’. No domingo, dia 24, ele apresenta o seu trabalho à população e estará à frente de um abraço coletivo no campo de futebol do Córrego do Feijão, simbolizando afeto e luta por Justiça. No dia 25, o artista vai ao Ato mensal realizado pela AVABRUM para homenagear as 272 pessoas que perderam a vida na tragédia 

Artista fará pintura no Córrego do Feijão. Crédito: Saype

O artista francês Saype, um dos maiores talentos da nova geração de “land art” (arte com e na natureza), estará em Brumadinho para realizar uma pintura sobre os impactos da mineração e participar de diversas atividades em solidariedade às vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão. No dia 24, domingo, ele apresentará sua obra de arte em dimensões gigantescas no campo de futebol do Córrego do Feijão, em frente à igreja de Nossa Senhora das Dores.

Com ele, no domingo, no Córrego do Feijão, a partir das 16h30, a população de Brumadinho e região poderá se unir em um grande abraço coletivo de afeto, solidariedade e luta por justiça. No centro do abraço coletivo, uma obra de arte única jamais vista na América Latina. A imagem deste grande evento correrá o Brasil e o mundo.

Três anos e meio depois do rompimento da barragem, que matou 272 pessoas, e no mesmo local em que crianças brincavam e, depois, foram obrigadas a ver descer helicópteros com as vítimas da tragédia, será construída uma mensagem singular do quanto o mundo pode ser diferente. Há dívidas com o passado, luta no presente e esperança para o futuro – maior respeito pela vida humana e o meio ambiente.

Roda de conversa: Memória não morrerá

No dia 22 de julho, a partir das 19h, Saype também vai participar da Roda de Conversa “Memória não morrerá: arte e narrativas — o Legado de Brumadinho”. O encontro vai reunir, na Estação Cidadania, em Brumadinho, além de Saype, as experiências de personalidades diversas como o músico e compositor Sérgio Pererê, a escritora Carla Madeira, e Profa. Dra. Maria Fernanda Salcedo, além da engenheira Josiane Melo, da AVABRUM.

A visita de Saype ao Brasil começou na cidade do Rio de Janeiro, onde realizou uma pintura na Praia de Copacabana. Na quarta-feira, ele de uma coletiva à imprensa ao lado de representantes da AVABRUM (Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho).

A segunda etapa desta visita ao Brasil é Brumadinho, onde ele vai realizar a 16ª etapa do seu Projeto Beyond The Wall (Além dos Muros). Saype afirma que “a questão da mineração e seus impactos é um problema mundial e muito atual no âmbito da sustentabilidade e cuidado com a vida humana”. Ele acredita que momentos como esse são uma grande oportunidade para abordar questões tão problemáticas e alcançar as pessoas por meio da arte.

O convite partiu do Legado de Brumadinho*, projeto em memória do maior acidente de trabalho do Brasil, criado na tentativa de estabelecer uma nova mentalidade na sociedade sobre a importância das políticas de saúde e segurança no trabalho. Idealizado pela AVABRUM, o Legado de Brumadinho lança um amplo programa de ações que inclui capacitação, comunicação, publicidade e divulgação de notícias, para que tragédias como essas não se percam no emaranhado da agenda global. Seu lema é: “Hoje, você pode salvar vidas. Amanhã, pode ser tarde.”

Confira a programação do artista francês em Brumadinho

Dia 20, quarta
Chegada a Brumadinho

Dia 21, quinta
Início dos trabalhos para pintura no campo de futebol do Córrego do Feijão

Dia 22, sexta
16h30 – Oficina de pintura com jovens da comunidade
19h -Roda de Conversa “Memória não morrerá: arte e narrativas — o Legado de Brumadinho” – Estação Cidadania – Rua A, 673-325, em Brumadinho.

Dia 24, domingo
16h30 – Abraço coletivo com a comunidade – Campo de Futebol do Córrego do Feijão – Brumadinho

Dia 25, segunda
12h – Ato em Homenagem às Vítimas do Rompimento da Barragem – Letreiro na entrada da cidade

*Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho, em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

Siga as nossas redes 
Instagram
Facebook 
Youtube.

Mais informações: LS Comunicação
Viviane Raymundi: (11) 95540-2536