Cultura

Artesanato mineiro, um dos grandes atrativos do estado!

O artesanato possui uma identidade única de acordo com cada região de Minas, sendo uma das marcas de Minas Gerais, com muitos artesãos em todas as suas regiões, responsáveis também pela fabricação de maioria das lembranças que você leva pra casa, ao retornar de sua viagem pelo estado. Por todo o estado são usadas várias matérias primas como argila, fibras vegetais, madeira, metal, pedra, tecidos, palha, couro, em todas as regiões mineiras.

Afinal quem não gosta daquela lembrança mineira feitas por mãos talentosas? Então cada peça artesanal é única, presenteie alguém, tenho certeza que irão se impressionar com as belezas do artesanato de Minas!

Confira onde pode encontrar alguns artesanatos pelo estado:

Madeira (Bichinho)

Artesanato em madeira, Bichinho – MG.
Fonte: https://turismodeminas.com.br/o_que_fazer/artesanato-em-minas/

A partir da abertura da “Oficina de Agosto”, em 1991, criada para promover o artesanato local, o lugar passou a produzir móveis e esculturas feitas de madeira de demolição vendidas em diversas lojas de Bichinho e Tiradentes.

Cerâmica (Vale do Jequitinhonha)

Conhecida desde os anos 1970 pela produção de cerâmica. As mulheres, chamadas de “paneleiras”, utilizavam o barro para gerar renda para a sua família. No início, fabricavam itens como moringas e vasilhas, mas depois passaram a criar também objetos de decoração.

Estanho (São João del-Rei)
Artesanato em Estanho, São João Del Rei – MG
Fonte: https://raizesdomundo.com/sao-joao-del-rei/

Sinônimo de luxo nas casas coloniais brasileiras, aos poucos o material foi substituído por outras opções, como porcelana. O responsável por resgatá-lo foi o inglês John Somers, que no ano de 1968 abriu uma fábrica em São João Del-Rei para fazer produtos de estanho. No local é possível conhecer o processo de produção, e adquirir jogos de chá e jarras de estilo medieval.

Pedra-sabão (Ouro Preto)

A pedra-sabão é um material versátil para se fazer panelas. É extraída desde o século XVIII das jazidas de Santa Rita de Ouro Preto. A tradicional Feira de Artesanato do Largo do Coimbra reúne todos os dias vários artesãos em frente à Igreja de São Francisco de Assis, com boa variedade de produtos em pedra sabão.

Artesanato têxtil (Resende Costa)

Loja de artesanato em fios, Resende Costa – MG
Fonte: https://globoplay.globo.com/v/4230637/

A cidade ficou conhecida no Brasil pela produção e o comércio de artesanato têxtil. A Avenida Alfredo Penido reúne mais de 80 lojas de artesanato. O colorido dos tecidos expostos em janelas e fachadas desperta a curiosidade de quem chega, hoje muitos artesãos ainda trabalham em casa ou em pequenas oficinas manuais.

Saiba mais em: http://www.descubraminas.com.br/Cultura/Pagina.aspx?cod_pgi=3147

Até a próxima!

Fonte da foto principal: http://centrodeartesanatomineiro.com.br/