Felipe Saleme, ex-integrante do grupo Ponto de Partida é quem assina a direção do curta-metragem
O curta-metragem surgiu de uma conversa de bar. Primeiro trabalho em parceria entre o jornalista, dramaturgo e ator, Tairone Vale e o ator e diretor, Felipe Saleme. “Aqueles Cinco Segundos” narra a história de dois amantes que se relacionam há dois anos e nunca se beijaram.
Com uma premissa simples, porém profunda, o filme reúne talentos de diversas partes do país e é estrelado por dois promissores atores da safra nacional: Luciana Paes e Gabriel Godoy.
Vale foi quem roteirizou o filme e Felipe, ex Ponto de Partida, atuou brilhantemente na direção. Para ele, a experiência como ator auxiliou na realização do projeto.
Trabalhando pela primeira vez juntos, Vale conta que a ideia do filme surgiu em uma conversa de bar: “O Saleme veio com teoria dos cinco segundos (de que os cinco segundos que antecedem o primeiro beijo são um momento único, que não se repete), que ele leu sei lá onde, e na hora me veio esse estalo. E se um casal de longa data não tivesse passado por isso? Não tivesse tido essa sensação, esse convite à intimidade, esse prelúdio a qualquer história romântica? Foi assim que surgiu uma ideia que considero simples, que é tratada de uma maneira crua em uma situação cotidianamente banal”.
Vindo do teatro, Felipe Saleme acredita que sua experiência contribuiu muito na direção de atores e na sua forma de ver uma cena. “A experiência do teatro prepara o ator para qualquer mídia. É o berço. É claro que existem diferenças técnicas entre as duas linguagens, mas acredito que a engrenagem seja uma só. Quando o ator está ali, de verdade, inteiro, seja na TV ou no teatro, o público percebe. Acho que o fato de ter sido ator ajuda muito na sintonia com o elenco. Isso torna a linguagem entre nós muito mais direta.”
Com o patrocínio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, o filme estreou em 2015 e, irá circular por festivais por todo o país, reforçando o crescimento da produção audiovisual da região. O curto será apresentado na 19ª Mostra de Cinema em Tiradentes.
Texto Flávia Siqueira
Imagens cedidas por Felipe Saleme