Criado por um estudante da UFMG, o “Trokaí” facilita a troca e doação de roupas
Visando mudar o destino de roupas fora de uso e promover uma alternativa econômica ao consumo, o estudante mineiro Lucas Leandro Ribeiro foi responsável pela criação do aplicativo “Trokaí”, vencedor da 10º edição do Campus Mobile na categoria Smart Cities.
A solução mobile funciona como uma ferramenta de troca e venda de roupas, e nasceu de uma vontade pessoal de Lucas para criar algo que causasse impacto positivo na vida das pessoas e desse destino às peças paradas no guarda-roupa, além de proporcionar um menor gasto financeiro na compra de novos itens.
“Ao estudar as possibilidades de nicho, enxerguei uma grande oportunidade no comércio de roupas e acessórios de segunda mão e a existência de diversas páginas e grupos na internet onde as pessoas, principalmente mulheres, negociam suas peças para venda, troca ou doação”.
O Trokaí surgiu em 2019, como um espaço digital onde as pessoas podem comprar, vender ou trocar roupas, promovendo um consumo sustentável e mais econômico. O desafio, segundo o estudante, foi encontrar um modelo de negócios sólido e monetizar o app.
“Acredito que o maior desafio para o empreendedor seja o emocional. Abrir mão da estabilidade ao optar pela criação do nosso negócio é uma escolha difícil, que precisa ser renovada diariamente e exige dedicação, disciplina e perseverança. Acredito muito na ideia e busco maneiras de superar as adversidades para levar o projeto adiante.”
Ao todo, o Campus Mobile, iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.
SOBRE O CAMPUS MOBILE
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.
Informações para a imprensa:
InPress Porter Novelli
imprensaclaro@inpresspni.com.br