AM Galeria de Arte abre a primeira exposição individual do artista Andrey Rossi no dia 9 novembro com 22 obras inéditas

"SILÊNCILUZ" reúne paisagens e naturezas-mortas e poderá ser vista até dia 30 de novembro

A AM Galeria de Arte, em Belo Horizonte, inaugura no dia 9 de novembro a exposição “SILÊNCILUZ”, primeira mostra individual do artista Andrey Rossi. Com curadoria de Guilherme Bueno, a exposição apresenta 22 obras inéditas que exploram a relação entre luz e silêncio, revelando paisagens e naturezas-mortas que capturam instantes de quietude e nostalgia, inspiradas na precisão dos pintores-viajantes de séculos passados. “SILÊNCILUZ” fica em cartaz até o dia 30 de novembro.

A exposição reúne trabalhos recentes que fazem parte de uma pesquisa contínua desenvolvida por Andrey Rossi há anos, centrada essencialmente em pintura e desenho. Nesta mostra, a maioria das obras são pinturas que exploram o conceito de “arquitetura imaginária” – espaços fictícios criados a partir de um universo íntimo do artista, com uma temporalidade indefinida, marcada por manchas e trincos que conferem um aspecto ruinoso, evocando tanto o passado quanto a passagem do tempo. “Esses espaços estão constantemente vazios, e a presença humana se faz sentir através do ambiente desgastado, refletindo nosso próprio envelhecimento e cicatrizes”, comenta o artista.

Esse trabalho começou no início da pandemia, durante o confinamento, período em que Rossi, nascido no interior de São Paulo e criado em meio à natureza, sentiu a necessidade de representar paisagens que evocassem sua vivência em um ambiente natural e distante do espaço urbano.

O tempo é uma palavra-chave na obra de Andrey Rossi, refletido não só nas paisagens, mas também nas naturezas-mortas, onde a quietude e o silêncio capturam esse efeito de passagem. As paisagens, a maioria feitas sobre papel,  são acompanhadas de textos, que são devaneios sobre lugares imaginários.

Andrey Rossi compartilha que sua relação com a pintura, especialmente a óleo, começou cedo, aos dez anos, e nunca mais foi interrompida. Essa técnica se tornou para ele uma linguagem essencial e o meio pelo qual se identifica no mundo. “A pintura é onde consigo descortinar um mundo possível, um mundo que faz muito sentido para mim”, afirma. Através da pintura, Rossi sente que se aproxima de tudo que deseja comunicar e, desde criança, encontra na prática uma paixão inabalável. “Sempre foi uma certeza para mim”, conclui, refletindo sobre a conexão profunda que mantém com a arte de pintar.

Com a palavra, o curador

O curador Guilherme Bueno fala sobre a obra de Andrey Rossi: “À primeira vista, a luz parece ali ser o último resquício a abandonar a cena de um drama. Restaria apenas a imagem silenciosa, que não sabemos dizer se reverbera melancolia, ausência ou desolação. Poucos passos adiante e tudo muda de figura na obra ao lado: permanece uma certa aura de mistério, mas ela confronta com a minúcia e o cuidadoso texto descritivo que legenda as imagens, realizadas com o escrúpulo científico de um naturalista aventureiro. Do teatro encerrado na tela, vemos-nos agora diante do sublime das paisagens registradas no papel. Mas será que estamos realmente (ou até que ponto) diante de um drama? Talvez o mais correto seria examinar se não se trata de imagens em pausa, nas quais transpira na atmosfera um acontecimento recém-findo e a última a deixa-lo é a luz que escorre serpenteante sobre paredes, objetos e insinua-se como o próprio ar em fuga”.

Biografia de Andrey Rossi

Andrey Rossi (1987, Porto Ferreira, SP) é um artista visual radicado em São Paulo, onde desenvolve uma prática artística centrada em pintura e desenho. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e com mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atualmente está no doutorado em Artes Visuais pela mesma instituição.

Andrey Rossi é reconhecido por diversos prêmios que levaram suas obras a importantes acervos institucionais no Brasil e no exterior, incluindo o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, a coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Fundação Marcos Amaro e o Museu de Arte do Rio de Janeiro. Seu trabalho explora uma estética onde espaços fictícios, arquitetura imaginária e paisagens introspectivas expressam um universo íntimo, marcado pela passagem do tempo e pela conexão com a natureza.

Prêmios

·         2019 – Prêmio aquisição, 18º Salão Nacional de Arte de Jataí, Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

·         2017 – Prêmio aquisição, Coleção Kunstmuseum Kulturverein Wittingen, Alemanha.

·         2017 – Prêmio aquisição, 24º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Palácio das Artes da Praia Grande (SP).

·         2013 – Prêmio aquisição, 6º Salão de Artes Plásticas de Rio Preto, São José do Rio Preto (SP).

·         2012 – Prêmio Artes Visuais Mapa Cultural Paulista, etapa estadual no espaço FUNARTE, São Paulo.

·         2012 – Prêmio aquisição, 21º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, São Paulo.

Obras em Acervos Institucionais

·         Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro

·         Fundação Marcos Amaro – Itu, SP

·         Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAMRJ)

·         Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) – Porto Alegre

·         Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR)

·         Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) – Vitória

·         Museu de Arte Contemporânea de Jataí

·         Kunstmuseum Kulturverein Wittingen – Alemanha

·         Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Santo André

·         Pinacoteca de Bauru – Bauru

·         Palácio das Artes da Praia Grande

SERVIÇO

Exposição: “SILÊNCILUZ”, primeira mostra individual do artista Andrey Rossi
Abertura: 9 de novembro – em cartaz até 30 de novembro
Horário: 11h às 16h
Local: AM Galeria de Arte – Arte Contemporânea
Endereço: R. do Ouro, 136 – Serra, Belo Horizonte

Para informações adicionais e agendamento de entrevistas, entre em contato com:

·         Ângela Azevedo: (31) 99114-7229 | [email protected]

·         Sandra Nascimento: (31) 99776-0141 | [email protected]

Compartilhar

Picture of John Doe

John Doe

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Comentários

Assine a nossa newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Relacionados