Cultura

Aluno do Centro Cultural SESIMINAS vence maior prêmio de balé do mundo

Arthur Wille é campeão na disputa com outros 103 bailarinos de vários países, nos Estados Unidos

Aluno do Centro Cultural SESIMINAS vence maior prêmio de balé do mundo

O bailarino Arthur Wille, aluno do ATM – Centro Cultural de Danças, sediado no Centro Cultural SESIMINAS, em Belo Horizonte, conquistou nesta semana o primeiro lugar no Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição de balé e mais importante programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo – aberto a alunos de dança de todas as nacionalidades, com 9 a 20 anos de idade -, disputado em Tampa, na Flórida, Estados Unidos.

O belo-horizontino venceu na categoria sênior masculina, concorrendo com outros 103 bailarinos homens do mundo inteiro selecionados para a final. Com isso, foi o único brasileiro convidado a Dançar na Gala, junto com grandes nomes internacionais, apresentando seu solo livre. Em 2021, Arthur Wille há havia conquistado o prêmio principal do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, apontada como a mais relevante competição da categoria no país.

Dedicação

“Estamos muito felizes! O Arthur tem uma trajetória muito especial. É um menino humilde, disciplinado, de poucas palavras, mas de muita atitude em cena. Isso faz o bailarino ter um progresso maior. É aquele que escuta muito e faz muito. Ele começou novo e veio, a cada ano, se dedicando mais e mais. Construindo sua trajetória”, elogia Renata Mara de Araújo, diretora, professora, ensaiadora e coreógrafa do ATM Centro Cultural de Danças.

“Queremos agradecer à FIEMG por toda a ajuda nesta trajetória do Arthur. Desde o início, apostaram muito no nosso trabalho. Temos 12 bailarinos atuando fora do Brasil. E, agora, deve aparecer um contrato muito bom para o Arthur. E que ele realmente vá trabalhar fora, na área à qual se dedica. No Brasil há poucas oportunidades, poucas companhias de dança clássica. O maior objetivo do ATM é fazer a formação profissional e encaminhar esses bailarinos”, pontua ainda.

Cinco bailarinos do Grupo de Formação do ATM foram classificados para a final do YAGP. Fundado em 1999, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, por Larissa e Gennadi Saveliev, o concurso começa com uma seleção no Brasil, aberta a estudantes de dança de todas as nacionalidades, com idades entre 9 e 20 anos.

Curta aqui o Instagram de Arthur Willie.


Conteúdo – Jornalismo 
FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais 
55 (31) 3263-4444 I 7753 I 4555 I 4512 I 4449 
jornalismo@fiemg.com.br

A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.
 FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company.