Saúde

Ainda com baixo estoque de sangue, PACE de Lafaiete convoca doadores

O Posto de Coleta Externa de Sangue de Conselheiro Lafaiete Dr. Nilson Albuquerque (PACE) está convocando doadores para restabelecer os bancos de sangue da unidade. Desde o início da pandemia, a taxa de doação de sangue em todo o mundo diminuiu drasticamente, o PACE de Lafaiete, inaugurado em agosto de 2021, enfrenta o mesmo problema.

Para realizar a doação, é preciso agendar junto à unidade. A marcação de horários acontece nesta terça-feira até às 18h e pode ser feita pelo telefone 98452-3455. As doações acontecem apenas às quarta-feiras das 8h às 12h.

Informações gerais

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. A doação de sangue é utilizada em tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além disso, algumas doenças graves exigem doações constantes de sangue.

Clique aqui e saiba mais

Fonte: https://fatoreal.com.br/