Economia

Agricultura Familiar presente na Rota do Café!

Distante de Santa Rita do Sapucaí, a 18 km, está o Sítio Serra dos Borges, onde é produzido o Café Jacu Açu do Alto da Serra, o melhor café do sul de Minas. A Propriedade pertence ao Sr. Donésio Silvério que desde os 7 anos de idade trabalha com café, e hoje constrói sua história na Rota de mesmo nome em Santa Rita do Sapucaí.

No Sítio são produzidos cafés da variedade Catucaí Amarelo e Catuaí Vermelho, Com a ajuda de sua esposa, colhe o café e faz as seletivas necessárias para entregar ao consumidor final cafés especiais acima de 86 pontos.  A qualidade de sua produção se dá através de várias seletivas de grãos especiais. Vale ressaltar que o nome Catuaí significa “muito bom” em tupi-guarani, o que com certeza é confirmado pelos produtores da variedade. Há um ano o Sr. Donésio abriu as porteiras do Sítio Serra dos Borges para receber o turista que deseja viver a experiência “Da semente à xícara” das seletivas, até o produto final. 

Outros parceiros importantes são a Agrorigem, uma plataforma que comercializa cafés especiais direto do produtor, e uma das maiores Cooperativas do Sul de Minas, a Cooper Rita, que certifica a produção com o selo ABIC que reconhece e certifica a pureza do produto, sendo certificado também pelo Certifica Minas que comprova a qualidade do produto.

Conheça mais sobre a história do Sr. Donésio em seu perfil!
Instagram: @donesiosilverio

Saiba mais: Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país.