As inscrições para oficinas do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) estão abertas. São 47 oficinas e 988 vagas distribuídas nas áreas de Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música e Mutirão Cultural, 55% delas promovidas por artistas locais.
O interessado pode consultar o guia de oficinas e fazer a inscrição, que é gratuita, no site do evento. Primeiro, deve se se cadastrar e depois escolher a oficina desejada. Os pais ou responsáveis devem fazer o cadastro com seus dados pessoais para depois incluir a ficha de inscrição do filho como dependente na oficina.
Para as oficinas do Mutirão Cultural, 50% das vagas serão para o público em geral, com inscrições pelo sistema. A outra metade será para moradores do Senhor dos Montes e entorno, que poderão fazer inscrições presenciais no Fortim dos Emboabas, de 15 a 19 de julho, entre 9h e 17h.
As inscrições de cada oficina estarão abertas enquanto houver vaga disponível – e o número é limitado. Uma vez esgotadas, os interessados poderão solicitar vagas de desistência no primeiro dia de cada oficina, indo diretamente ao local da atividade.
Confira a seguir a relação por área:
- Arte-educação: Teatro de sombras para criança; Miniteatros; Mãos ao alto! O jogo vai começar!; Dança e improvisação: con-tato entre mundos; Cantos, contos e brincadeiras musicais; Meias perdidas? Brinquedos artesanais; Iniciação ao circo; Prática de meditação e kindfulness (bondade plena); História e documentário: construindo narrativas;
- Artes cênicas: Da ideia ao papel – elaboração de projetos; Teatro documentário e urgências sociais; O som na cena contemporânea: introdução à criação; Fluxo aéreo; Bala perdida: processos criativos pesquisa dramatúrgica; Residência coreográfica “Cópia”; Espaço sentido; Quem tem medo de preto?;
- Artes visuais: Xilogravuras: projeto “Identidades”; Poética da ilustração: presença do invisível; Graffiti e muralismo: o CURA – Circuito de arte urbana de Belo Horizonte; Quero ser Youtuber; Vivenciando a cultura popular: oratórios e relicários reciclados; Roteiro para séries; Oficina de tinta de terra; Fotografia urbana: processos criativos; Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – oficina de introdução à produção audiovisual; Mosaico cerâmico com a comunidade Senhor dos Montes; APAE aberta: oficina de cerâmica;
- Literatura: Oficina de videopoemas; Ateliê de literatura dramática: dramaturgias; Ensaios de liberdade: literatura dramática para jovens; Poesia digital: criação de poemas com ferramentas digitais; Oficina escrita poética;
- Música: Masterclass: Grupo Brasileirinhos (Choro);
- Mutirão Cultural: Farmácias vivas, segurança e soberania alimentar – da etnobotânica ao cultivo e uso de plantas medicinais; Acarajé raiz; Bateria nota mil: o coração da escola; Oficina de RAP: ritmo e poesia da quebrada; Oralidades urbanas; Customização de lixo em arte; Cúpulas geodésicas em bambu; Oficina de camiseta autoral – faça você mesmo; Assumindo nossas raízes; Resgatando a marcenaria artesanal; No fio da meada; Oficina de biocosmética intuitiva; Por dentro da magrela: manual de primeiros-socorros para o ciclista em apuros.
Sobre o Inverno Cultural
A 31ª edição em 2019 levanta questionamentos sobre o papel e lugar da arte como ponte para processos de compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo.
“Em um encontro de saberes, experiências e práticas, teria a arte condições de auxiliar na ruptura do isolamento entre os sujeitos? A interação entre os sujeitos e circulação de suas expressões, pelo viés da arte, teria o potencial de romper as zonas de invisibilidade dos e entre os sujeitos nas cidades, assim como estabelecer novos lugares de fala?”, destacou a instituição.
O Inverno Cultural é o maior programa de extensão da UFSJ. Durante o evento, são promovidas dezenas de shows e atividades artísticas e culturais em São João del Rei e em outras cidades de Minas Gerais.
Fonte: barrosoemdia.com.br